Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 05:56
04/03/2021 as 12:24 | Por Redação |
Especialistas recomendam não deixar a declaração do imposto de renda para última hora
Prazo termina em 30 de abril. Para evitar problemas, a recomendação é se antecipar
Fotografo: Reprodução
Professora Samara Felipe dá dicas para declarar o Imposto de Renda 2021

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) encerra no dia 30 de abril e uma das principais recomendações dos especialistas é para não deixar o compromisso para última de hora. Professora de Contabilidade Tributária da Faculdade Faci, Samara Felipe afirma que várias são as mudanças para este ano. Mas é importante ficar atento para as mudanças anunciadas este ano.  

“O Auxílio Emergencial pode ter que ser declarado. Pessoas ou dependentes que foram beneficiados e obtiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 22.847,76, no decorrer de 2020, devem declarar e devolver o respectivo valor”, informa. 

Todos que forem declarar precisam se certificar de que a documentação esteja correta. São elas: dados pessoais (nome, CPF e data de nascimento; nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e suas datas de nascimento; endereço atualizado; comprovante da atividade profissional - para os profissionais de classe, número do registro; cópia da última declaração do Imposto de Renda entregue; conta bancária para restituição ou débitos).  

Informe de rendimentos (rendimentos de instituições financeiras, como bancos e corretora de investimentos; rendimentos de salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria ou pensão; rendimentos de aluguéis; rendimentos como pensão alimentícia, doações, heranças, entre outros; resumo mensal do livro-caixa com memória de cálculo do Carnê-leão, caso seja aplicável). Bens e Investimentos (comprovante de pagamento das despesas a serem deduzidas como escola, médico, aluguel, advogado). 

Segundo Samara Felipe, quando não se organiza com antecedência, podem faltar informações referentes a recibos, notas fiscais, comprovantes e outros. Assim, muitos contribuintes acabam atrasando ou informando valores errados e caindo na malha fina, pela simples falta desses documentos. 

Confira as dicas para não enfrentar problemas na hora de declarar o IRPF 2021: 

- Se você percebeu que não vai conseguir terminar de preencher a declaração até as 23h59min59seg do último dia (30 de abril), envie o arquivo para a Receita Federal do jeito que estiver, antes do fim do prazo, para não ter que pagar a multa por atraso na entrega.  

- Não há limite para retificações. Você pode apresentar quantas declarações retificadoras julgar necessárias dentro do prazo legal de cinco anos. Porém, um excesso de correções pode despertar desconfiança na Receita, levando sua declaração para a malha fina. 

- Adquira o costume de registrar mensalmente em uma planilha as suas receitas, os gastos, os rendimentos de investimentos, os bens adquiridos e outras informações importantes para a declaração do IR. 

- Organize também os documentos, sejam eles físicos ou virtuais, necessários para comprovar as despesas dedutíveis. 

Fonte: Portal Santarém e Ana Carvalho 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil