Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 05:52
09/09/2021 as 09:23 | Por Redação |
Especialista do Hospital de Campanha de Santarém orienta sobre cuidados para o pós-covid
As principais sequelas estão relacionadas a diminuição da funcionalidade, ou seja, dificuldade em realizar atividades que antes eram normais
Fotografo: Reprodução
Pacientes fazendo fisioterapia em grupo

A figura dos fisioterapeutas tem sido de grande importância no atual cenário da covid-19: esses profissionais têm atuado nas enfermarias e em setores de estabilização e UTI, realizando manobras e procedimentos a fim de garantir a integridade dos movimentos respiratórios, que durante a infecção pelo coronavírus ficam bastante afetados. Os especialistas da área que atuam no Hospital de Campanha de Santarém (HCS) reforçaram  orientações para as pessoas que estão na recuperação da doença em casa. 
De acordo com a coordenadora de fisioterapia, Danieli Nascimento, a covid é uma doença de longo prazo e multissistêmica, com mais de 200 sintomas. As principais sequelas estão relacionadas a diminuição  da funcionalidade, ou seja, dificuldade em realizar atividades que antes eram vistas como normais. 
“o cansaço excessivo e a fadiga muscular acabam limitando certas atividades após a doença. O tempo médio de recuperação da covid gira em torno de 2 a 6 meses”, relata a especialista. 
Segundo a fisioterapeuta, existem alguns exercícios simples que podem ser feitos  por quem está em recuperação da covid. Entre eles, uma leve caminhada, que pode ser feita dentro de casa, ou no próprio quintal com duração de trinta minutos três vezes ao dia”, explicou. 
Outra orientação de Danieli é para quem tem escadas na residência, essas pessoas podem subir e descer 10 degraus três vezes ao dia. Outra atividade indicada é a prática de agachamentos com o auxílio de uma cadeira e fazer levantamento de garrafas pets cheias de líquido. 
“Esses exercícios de fisioterapia livre melhoram a capacidade pulmonar, pois otimizam o oxigênio que vai para o coração e depois retornam para o pulmão”, indicou. 
Um ponto de alerta foi destacado pela fisioterapeuta quanto a persistências de alguns sintomas pós-covid, entre elas, cansaço contínuo ao fazer qualquer movimento. Nessas situações, afirma ela, é fundamental procurar a ajuda de um especialista, mesmo sem condições financeiras, pois é preciso trabalhar o sistema cardiopulmonar. “Existem dois pontos de atendimento gratuitos, sendo eles, no ambulatório no Hospital Regional do Baixo Amazonas para atendimento do pós-covid e também na clínica da UEPA. 
Sobre a Unidade 
Com 6 meses de funcionamento 766 pacientes receberam alta médica da Unidade. O HCS oferece atendimento clínico, nutricional, psicológico, de assistência social e fisioterapia. O acolhimento aos pacientes tem uma retaguarda de projetos que buscam humanizar cada vez o trato dos internados. 
O HCS é fruto de parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Santarém e é gerido pelo Instituto Social Mais Saúde. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/HCS 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil