Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 16:45
14/02/2020 as 15:02 | Por Da Redação |
Enfrentamento ao trabalho infantil é alvo de ação da Prefeitura e MPT
Trabalho infantil é um problema sério no Brasil que fere os direitos das crianças
Fotografo: Reprodução
Agentes sociais dos órgãos e do Cras Ribeirinho visitaram hotéis, restaurantes e embarcações

 

O trabalho infantil é um problema sério no Brasil que fere os direitos das crianças de desenvolver atividades inerentes a infância. Apesar da queda no índice da exploração, esse mal deve ser combatido e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) atuam na campanha de enfrentamento ao trabalho infantil.

Na tarde de terça-feira (11), os agentes sociais dos órgãos e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ribeirinho visitaram hotéis, restaurantes e embarcações levando informações sobre a campanha aos gerentes e proprietários dos estabelecimentos e fixando cartazes com o tema.

A professora do município de Juruti, Zilene Pereira, que estava em uma das embarcações visitadas pela equipe observou ser fundamental a promoção de campanhas para proteção de crianças e adolescentes. “Eu acho muito importante conscientizar as pessoas no combate ao trabalho infantil.”

“Eu trabalho com educação, defendo a premissa que lugar de criança é na escola. É muito significativa essa divulgação, todos nós devemos estar em alerta, a criança tem que estar dentro da sala de aula, ela pode ajudar nas atividades em sua casa, mas sem ser um trabalho forçado”, observou o também professor Eleutério Araújo de Lima.

A coordenadora da equipe Aepeti, Carise Pedroso, pontuou sobre a ação. “Os locais escolhidos para receberem a fixação dos cartazes têm um grande fluxo de pessoas, principalmente nesse período em que a cidade recebe muitos turistas, o nosso objetivo é enfrentar o trabalho infantil e devemos proteger nossas crianças e adolescentes. Todos devem levar adiante esta campanha”.A primeira campanha de 2020 de enfrentamento ao Trabalho Infantil “Se for para trabalhar, que seja trabalho escolar” foi lançada na quinta-feira (06), no plenário da Câmara Municipal.

No mês de março - de 03 a 13 - de 08h às 12h, em local a ser definido, 800 policiais militares serão capacitados para apoiar o enfrentamento ao trabalho infantil. Com informações e foto da Agência Santarém.

Fonte: Portal Santarém





Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil