Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 11:10
13/05/2021 as 13:45 | Por Redação |
Enfermeiros recebem homenagens de crianças em tratamento contra o câncer
“Parabéns pelo seu dia, tia, você merece”, disse criança de 5 anos que recebe sessões de quimioterapia no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo
Fotografo: Reprodução
Durante o evento alusivo ao Dia do Enfermeiro, houve a entrega de mensagens e a emoção se fez presente

Crianças que recebem cuidados ambulatoriais e outras internadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Pará, administrada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, em Belém, escreveram cartinhas aos profissionais enfermeiros de diversos setores do hospital. Durante o evento alusivo ao Dia do Enfermeiro, comemorado na quarta-feira, 12 de maio, houve a entrega de mensagens e a emoção se fez presente. 

O Setor de Humanização do hospital acompanhou as entregas das cartinhas a 72 enfermeiros de diferentes turnos de trabalho por meio de ação chamada de Correio da Enfermagem. A ação teve o apoio da área de Recursos Humanos. 

Uma das crianças que fez questão de entregar sua cartinha foi a pequena Ana Clara, de 5 anos, paciente que há 1 ano e 8 meses recebe os cuidados assistenciais para o tratamento de uma leucemia.  

Ela ficou ansiosa para dar o seu recadinho a uma das enfermeiras que atua no setor de Quimioterapia. “Parabéns pelo seu dia, tia, você merece”, disse a menina que estava ansiosa para pegar o microfone, narrar sua mensagem e, em seguida, entregar o envelope da cartinha. 

Emocionada, a enfermeira da Pró-Saúde, Flávia Ribeiro, ficou lisonjeada com o reconhecimento vindo dos pequenos com quem lida no dia a dia profissional.  

“Achei linda essa homenagem com os desenhos e textos das crianças. Elas foram caprichosas em dedicar seu tempo para nos dar esse carinho em forma de imagens e palavras. Amamos nossa profissão e nossos pacientes. Vou guardar esta cartinha como símbolo de um momento especial na minha jornada profissional”, comentou ela. 

A Diretora Assistencial do Oncológico Infantil, Lorena Portal, destacou a importância da ação envolvendo a relação profissional-paciente. “As homenagens das crianças aos enfermeiros é uma demonstração do carinho e da gratidão por todo cuidado que esses profissionais têm com nossos usuários. Isso nos fortalece para seguir na jornada e nos dá esperança de dias melhores no pós-pandemia. Tudo o que fazemos aqui é pensando no bem-estar de todos, então é justo e lindo que nossos pequenos demonstrem esse amor pela enfermagem”, disse Lorena. 

O Oncológico Infantil Octávio Lobo é referência no tratamento de crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos, atende cerca de mil pacientes, por mês, com origem de municípios do Pará e estados vizinhos como o Amapá. 

A unidade foi a primeira com atendimento à oncologia pediátrica no Pará a alcançar o nível máximo da certificação de qualidade concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Ao todo, o hospital conta com 89 leitos, sendo 79 enfermarias e dez de UTI (Unidade de Terapia Intensiva),  

Fonte: Portal Santarém e Ascom/Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil