Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Sexta-Feira, 22 de Janeiro de 2021 - 05:23
30/10/2019 as 14:58 | Por Da Redação | 2244
Empresa de Uruará concorre ao prêmio de maior produtora de amêndoa de cacau do mundo
Fazenda Panorama, de propriedade de Elcy Gutzeit, foi uma das classificadas para concorrer ao prêmio
Fotografo: Reprodução
Deputado Eraldo Pimenta, representando a Alepa, ao lado de Elcy Gutzeit e de Denise Brandão Pimenta

O deputado estadual Eraldo Pimenta (MDB), uma das maiores lideranças políticas da região, encontra-se em Paris (França), onde participa da maior exposição de cacau do mundo, que é a produção de Cacau da Transamazônica está tendo reconhecimento internacional.

Eraldo Pimenta está representando a Assembléia Legislativa do Pará (Alepa), no evento que vai escolher o maior produtor de amêndoa de cacau do mundo. A Fazenda Panorama, localizada no município de Uruará, no sudeste do Pará, de propriedade da produtora Elcy Gutzeit, foi uma das 50 classificadas para concorrer ao prêmio, que acontece nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, no Salão do Chocolate em Paris (França). No Brasil somente duas produções foram classificadas para concorrer ao prêmio, a Fazenda Panorama, de Uruará – Pará; e o produtor João Tavares, da Fazenda Leolinda, da Bahia. Elcy Gutzeit está na disputa internacional com o cacau híbrido distribuído pela Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), e João Tavares, com o Clone SJ02

O município de Uruará é o segundo maior produtor de amêndoa de cacau do Brasil. Em primeiro lugar está o município de Medicilândia, também no Pará. Segundo o deputado Eraldo Pimenta, tal fato gera o fortalecimento da economia de nossa região neste intercâmbio econômico mundial. O grupo familiar da Fazenda Panorama vende amêndoas para diversas regiões do Brasil, e ainda para países como Bélgica, França e Tailândia.

“Estamos aqui em Paris, na França, onde acontece uma das maiores exposições de cacau, do mundo. Estamos ao lado da produtora Elcy Gutzeit, da Fazenda Panorâmica, que concorre ao prêmio. É a Transamazônica participando da melhor de amêndoa de cacau do mundo. O Poder Legislativo do Pará está presente neste grande evento”, disse o deputado estadual Eraldo Pimenta.

“O Governo do Estado do Pará (Sedemes, Sedap) Ceplac, Faepa, Produtores Rurais, e a Assembleia Legislativa (ALEPA) foram convidados para se fazerem presentes em um dos maiores eventos mundiais de produtores de cacau, fabricantes, e industriais no setor, e do mundo, sediado na França/Paris. Fui designado para representar a ALEPA, e por estar no momento, titular do colegiado do Funcacau no Estado do Pará. Só a produção do Cacau no Pará (sem falar no Dendê, Açai, Macacheira etc) já corresponde a geração de quase 320 mil empregos diretos e indiretos, e injeta na economia Paraense mais de 1.2 bilhão de reais, com 141.500 toneladas de produção; R$ 127.000.000 de ICMS, com 191.256 ha plantadas, sendo que já é o maior produtor do Brasil ( Medicilandia o 1º, Uruará o 2º ). O objetivo dessa viagem de trabalho é ampliar experiências, aprimorar conhecimentos e adquirir tecnologia para melhorarmos ainda mais esse segmento, e de todo setor produtivo do Estado, que é de fundamental importância na economia do nosso País, e do nosso Pará. Todos os países investem, o consumo aumenta, os anos passam e o planeta com seus habitantes, cresce”, finalizou o deputado Eraldo Pimenta.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil