Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 12:46
18/12/2021 as 07:43 | Por Redação |
Emoção e alegria marcam entrega do novo Centro de Convivência do Idoso
A entrega do novo espaço foi realizada na tarde de sexta-feira, 17
Fotografo: Reprodução
Os idosos abriram a cerimônia com muito carimbó.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), entregou na tarde de sexta-feira (17), a reforma do Centro de Convivência do Idoso (CCI). 

 

A solenidade contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, coordenadora do CCI Lívia Mileo, Presidente da Câmara Ronan Liberal Junior e seu pai Ronan Liberal, Secretário Regional de Governo Henderson Pinto e o Secretário de Esporte e Lazer Esequiel Aquino, os vereadores Erasmo Maia e Alexandre Maduro, Gerente de Pessoa Física do banco Santander Wiliana Bentes, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Glaucya Fiori, bem como os familiares dos homenageados. 

 

A obra é fruto de parceria com o Branco Santander, através do programa Amigo de Valor e do projeto Parceiro do Idoso. A reforma foi orçada em R$ 695.677,29 (Seiscentos e noventa e cinco mil, seiscentos e setenta e sete reais e vinte e nove centavos).  

  

O prédio existente não estava atendendo as necessidades das atividades, por isso foram realizadas modificações nos banheiros, ampliação do depósito e área de serviço. Reforma no telhado, forro, pintura, recuperação do muro e a instalação da tão sonhada piscina de fibra com cobertura para atividades dos usuários. 

 

Agora o espaço conta com uma piscina, potencializando as atividades já realizadas no local  

 

Durante a solenidade, o salão ganhou o nome de Dr. Dulfe Marinho de Azevedo, que foi incansável na luta pelos direitos da pessoa idosa de Santarém e muito contribuiu para a efetivação das políticas públicas voltadas para os idosos. E a piscina ganhou o nome de Sérgio Afonso de Oliveira, um idoso, usuário do CCI, muito atuante e incentivador dos demais colegas.   

  

A usuária do serviço Paulina dos Santos Amaral, falou da felicidade e expectativa para a volta dos serviços. "Um pouco ansiosa. Em nome de Jesus o retorno das atividades logo vai acontecer.", disse a idosa. 

 

A gerente do banco Santander Paula Suellen Aguiar, esclareceu que programa incentiva pessoas físicas e empresas a direcionem recursos do seu imposto de renda à fundos municipais dos direitos das crianças, adolescentes e idosos, transformando a vida de milhares de pessoas.  

 

"Aqui em Santarém, mais um projeto foi lindamente concluído. E para nós é uma alegria fazer parte da história do CCI. Promover o bem para nossa sociedade é tão importante quanto fazer as pessoas prosperarem através de um crédito consciente.", contou a gerente. 

  

Ainda estamos em atividades remotas e esperamos para o próximo ano estarmos realizando nossas atividades presenciais”, disse Lívia Mileo coordenadora do CCI. 

  

Emocionada, a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, destacou a realização desse sonho antigo dos idosos que compreendia a ampliação do espaço e a tão esperada piscina. 

 

"A gente conseguiu, através de parceria muito importante público privada com o banco Santander, que aprovou o projeto da Semtras com recursos para a obra. A felicidade é muito grande, gratidão no peito em estar entregando essa reforma para nossos idosos de Santarém e iniciando os planejamentos para a utilização do espaço. Que eles possam viver esse momento tão especial que é a terceira idade.", destacou Celsa. 

  

"Materializando o compromisso nosso do plano de governo, estamos muito felizes em realizar esse sonho dos nossos idosos, a quem temos muito respeito e consideração e merecem todo nosso carinho.”, contou o Prefeito Nélio Aguiar. 

  

Sobre o Programa Municipal: 

O Programa Municipal de Atendimento ao Idoso foi implantado em Santarém no ano de 1982, com a finalidade de combater o asilamento e promover a permanência do idoso em seu grupo familiar, permitindo-lhe ser um cidadão ativo e participativo na sociedade, tendo como base um trabalho comunitário de caráter promocional e assistencial.  

  

O Programa de Atendimento ao Idoso foi reformulado para Centro de Convivência do Idoso (CCI), hoje mantido pela Prefeitura Municipal de Santarém, em convênio com o Ministério da Cidadania, e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). 

  

O CCI é um espaço de convivência que atende idosos em necessidades físicas, sociais e mentais, objetivando o resgate da cidadania, a inserção na sociedade e implantando estratégias que tragam melhoria na qualidade de vida dos idosos.  

  

Para participar a pessoa idosa deve procurar o CCI e preencher uma ficha de cadastro e ter idade acima de 60 anos. Atualmente, são atendidos 386 idosos de vários bairros de Santarém. 

 

Por: Geisa de Oliveira 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil