Fotografo: Reprodução
...
Pesquisa estimulada mostra percentual dos principais candidatos

A população reconhece Junior Rocha como o candidato mais forte para disputar as eleição de 2020, contra o prefeito Doutor Macedo do Democratas, candidato à reeleição. Ele aparece com 60,7% dos entrevistados, segundo Arielton com 13,4%.

A Destak fez a pesquisa com 480 entrevistas na Sede do Município e na Zona Rural do município de Belterra, para constatar o que se passa na cabeça do eleitorado à cerca de 1 ano das eleições municipais de 2016.

A pouco mais de um ano das eleições municipais de 2020, o clima da sucessão em Belterra começa a Fervilhar. Partidos começam a se articular e a testar suas lideranças em pesquisas de opinião para identificar o peso eleitoral desses nomes. A DESTAK Pesquisa realizou um levantamento no período de 26 a 27 de Setembro de /2019 com 480 entrevistas em todos os bairros e comunidades do interior de Belterra.

ESPONTÂNEA: Na questão espontânea em que não se apresenta nenhum nome ao entrevistado, o prefeito Josiclélio Macedo do Democratas aparece em primeiro lugar com 35,3% das intenções de voto; em segundo lugar vem o vereador do MDB Junior Rocha, obtendo 12,9%. A terceira posição é ocupada por Arielton que obteve ainda 5,2% das intenções de voto. O ex-prefeito Geraldo Pastana aparece com 4, %. Ulisses Medeiros e Milton Almada vem logo em seguida, ambos com 2,6%,.

Já 37,1% disseram não saber para quem votar.

ESTIMULADA: Quanto à estimulada, a pesquisa testou quatro cenários.

CENÁRIO 1

No primeiro cenário, seis nomes são testados: o prefeito Macedo aparece com 42,0%; em segundo lugar vem o vereador do MDB Junior Rocha, 22,6%; em terceiro, Arielton, 8,8%; em quarto lugar, Milton Almada, 7,1%; em quinto vem o nome de Ulisses Medeiros, 5,4%. Prof. Darviley aparece com 2,7%.

CENÁRIO 2

No segundo cenário são testados apenas cinco nomes, retirando Braga do Povo que não tinha pontuado e Ulisses Medeiros. A ausência desses nomes não altera muito a posição e os percentuais dos demais pré-candidatos. Doutor Macedo 42,9% ; em segundo Junior Rocha com 24,2%, Arielton 8,9%, Milton Almada 8,0% e professor Darviley 4,5% das intenções de votos. Não Sabe/ sem resposta 9,6%, e nulo/branco 1,7%.

CENÁRIO 3

No terceiro cenário, a pesquisa testou apenas dois nomes: Doutor Macedo aparece com 49,01%; e o vereador do MDB Junior Rocha fica com 33,4%.

Não sabe/ Sem resposta 9,6%. Branco e/ nulo 7,9%.

REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS: Em se tratando de rejeição dos pré-candidatos, Braga dos Povos aparece como o mais rejeitada, 23,2%; seguido por Doutor Macedo, 14,3% e professor Darviley com, 11,6%. Milton tem 8,9% de rejeição; Ulisses Medeiros aparece com 6,3% e Arielton com 3,6%. O vereador Junior Rocha aparece com apenas 1,8% de rejeição.

PRINCIPAL ADVERSÁRIO: Outros cenários foram pesquisados entre eles o principal adversário politico do prefeito Doutor Macedo. O vereador Junior Rocha apareceu com 60,7% dos entrevistados, segundo Arielton com 13,4%, Ulisses 8,0%, Milton Almada 6,3%, professor Darviley com 1,8%, e Braga dos Povos com 0,9% das intenções de votos. Outro 6,9%.

APROVAÇÃO DO GOVERNO: 61% da população aprova a forma como o prefeito Doutor Macedo vem administrando o município, 27% desaprovam, e disseram não saber/sem resposta 12%.

A população apontou a ex-prefeita Dilma Serão como a pior prefeita que já administrou o município, foram 75% dos entrevistados.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO: Qual a avaliação que você faz da administração do prefeito DR. MACEDO?

12% da população afirmaram que está excelente; 38% Boa, 25% regular positivo, 4% regular negative, 14% disseram que o governo está ruim, e apenas 4% afirmaram está péssimo. 3% disseram não saber.

INTENÇÃO DE VOTOS PARA VEREADOR: Em quem você votaria para vereador do seu município, se a eleição fosse hoje? (Espontânea).

Na questão espontânea em que não se apresenta nenhum nome ao entrevistado, os 5 mais votados foram, o vereador Junior Rocha do MDB aparece em primeiro lugar com 8,%; Jonas Palheta 4,3%, Jurandir 3,4%, Ulisses 2,6% e Vado 1,7%.

Fonte: Portal Santarém, com informações da Destak Pesquisa