Fotografo: Agência Pará
...
Taká Padilha, prefeito de Rurópolis: reeleição à vista, segundo a Doxa

Se a eleição fosse hoje, o atual prefeito de Rurópolis, Taká (MDB), se reelegeria ao cargo com 56,8% das intenções de voto. É o que aponta a nova pesquisa da Doxa para prefeitura, registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará sob o nº 05093/2020. Em 2016, o emedebista venceu com 59.63% dos votos válidos.

O levantamento foi realizado entre os dias 2 a 05 deste mês, com amostra de 400 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra. Foi feita em todos os bairros da cidade e na zona rural do município.   Também avaliou os governos do prefeito Taká, do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente

Também avaliou os governos do prefeito Taká, do governador Helder Barbalho (MDB) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Na pergunta espontânea, em que não se apresenta os nomes dos pré-candidatos, Taká aparece na frente com 46,7% das intenções de voto. Bem distante do 2º colocado, Zé Filho (PP), com apenas 5,7%.

Simão (Cidadania) vem logo em seguida com 2,0%, Zé Paulo Genuíno (PSD) tem 1,7%. Os demais aparecem com índices de menos de 1%. Os eleitores indecisos representam 34,5%, enquanto 8,7% tem intenção de anular ou votar em branco.



Estimulada da Doxa

Quando se estimula a pergunta, isto é, mostra-se aos entrevistados uma lista de pré-candidatos, Taká sobe para 56,8%. O segundo colocado, Zé Filho, também sobe, para 11,2%. O 3º, Zé Paulo, aparece com 4,7% das intenções de voto.

Simão é o 4º, com 3,7%, seguido por Baldoíno, com 0,6%. Branco/Nulo somam 11,3% e indecisos, 11,7%.



Rejeição entre os candidatos

O ex-prefeito Zé Paulo Genuíno é o pré-candidato mais rejeitado nesta pesquisa da Doxa, aparecendo com 27,3%. Em seguida, está Simão (13,4%).

O atual prefeito, candidato à reeleição, tem apenas 11,4% de eleitores que o rejeitam. Zé Filho aparece com 3,5% e Baldoíno, 2,4% de rejeição.

30,8 % não rejeitam nenhum dos pré-candidatos e 11,2% não opinaram.



Fonte: Portal Santarém e Blog do Jeso