Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 01:11
13/09/2021 as 08:49 | Por Redação |
Doença da urina preta - Biólogo alerta autoridades de saúde da região Oeste do Pará
Ele reforça que existem vários casos suspeitos e uma morte no município de Santarém
Fotografo: Reprodução
Prefeitura publicou decreto que proíbe a comercialização de peixes das espécies tambaqui, pirapitinga e pacu, vindas do estado do Amazonas

Em nota divulgada no último sábado, 11, o Hospital Municipal de Santarém (HMS) comunicou que existem quatro casos suspeitos da doença de Haff, conhecida como doença da “urina preta”, no Município. 

Por conta disso, a direção do Hospital Municipal informou que já notificou as autoridades sanitárias sobre os casos de pacientes suspeitos da doença de Haff. O primeiro foi notificado no dia 7 deste mês, e veio à óbito. 

Diante da situação, o biólogo, pesquisador e cientista, Fábio Cunha alerta os moradores e autoridades de saúde de Santarém e Juruti, municípios paraenses próximos ao Estado do Amazonas, onde há cerca de 61 casos suspeitos da doença. 

"Eu cumpro meu papel social de alertar as autoridades de saúde e sanitária do município de Juruti e região oeste do Pará, pelo iminente risco acerca dos aumentos de casos da doença de Haff - causadas, até então, pelo consumo de pescado", declarou Cunha.  

Ele reforça que existem vários casos suspeitos e uma morte no município de Santarém.  

"Vigilância, SEMSA, Hospital Municipal permaneçam em alerta máximo para um possível acometimento da população local à essa doença. É necessário de maneira eminente o controle da entrada de pescados vindo, sobretudo, dos municípios vizinhos do estado do Amazonas", apontou Cunha, acrescentando que, nos últimos dias, percebeu a venda de pirarucu na cidade, oriundo do Amazonas. 

"Uma prática comum, porém, em tempos de ingestão de peixes com a toxina, se torna necessária a proibição dessa entrada. Para a população fica a sugestão para suspensão do consumo de pacu, matrinxã, tambaqui, pirapitanga e pirarucu, pelo menos por enquanto", complementou. 

CAUSAS 

Segundo o Ministério da Saúde, a Doença de Haff é causada por uma toxina que pode ser encontrada em peixes como o tambaqui, o badejo, a arabaiana ou em crustáceos, como a lagosta, o lagostim e o camarão. Como ela é pouco estudada, acredita-se que esses animais possam ter se alimentado de algas com certos tipos de toxinas que, consumidas pelo ser humano, provocam os sintomas. Contudo, a toxina, sem cheiro e sem sabor, surge quando o peixe não é guardado e acondicionado de maneira adequada. 

PROIBIÇÃO EM SANTARÉM  

Na noite da última sexta-feira, 10, o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar (DEM), assinou um decreto que proíbe a comercialização de peixes das espécies tambaqui, pirapitinga e pacu, vindas do estado do Amazonas. A proibição da venda entrou em vigor no sábado, 11. O documento proíbe a comercialização das três espécies como medida preventiva à doença da "urina preta". 

PROIBIÇÃO EM JURUTI  

No último fim de semana, a Colônia de Pescadores Z-42 foi comunicada oficialmente pela Prefeitura de Juruti, que está proibido o consumo e comercialização nas zonas urbana e rural, de três espécies de peixes oriundas do estado do Amazonas, que estão sendo associadas à contaminação por toxina que provoca a Síndrome de Haff. 

Desde o dia 8 de setembro último, está proibido o consumo e comercialização em Juruti das espécies: pirapitinga, pacu e tambaqui, capturadas em rios e lagos do Amazonas, inclusive as criadas em cativeiro. 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém  

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil