Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 20:46
27/12/2019 as 11:39 | Por Da Redação |
Documentos apreendidos no "Fogo do Sairé" são devolvidos pela Polícia ao Projeto Saúde e Alegria
Coordenação do PSA reiterou solidariedade aos brigadistas do Instituto Aquífero Alter do Chão
Fotografo: Divulgação
Contratos, notas fiscais, entre outros, começaram a ser devolvidos na manhã de quinta-feira, 26

Um mês depois da realização da operação "Fogo do Sairé", na Região Metroplitana de Santarém (RMS), o Projeto Saúde e Alegria (PSA) informou, através de nota, que seus documentos apreendidos, como contratos, notas fiscais, entre outros, começaram a ser devolvidos na manhã de quinta-feira, 26, pela Polícia Civil do Estado do Pará.

Segundo a coordenação do PSA, a medida é fundamental para evitar a paralisação das atividades de apoio às comunidades.

"Lembramos, porém, que ainda não será possível retomar o ritmo de trabalho na sua plenitude, já que seguem apreendidos computadores administrativos e da equipe técnica, com aplicativos, sistemas automatizados de movimentação bancária e de contabilidade, essenciais para as operações. Continuamos no aguardo da liberação completa para que possamos voltar a atender tanto as demandas institucionais quanto comunitárias com a mesma qualidade e agilidade característica do nosso trabalho", explicou a coordenação do PSA, lembrando que mesmo sem acusações diretas a organização, no inquérito da operação “Fogo do Sairé”, já se somavam 30 dias de apreensão dos materiais.

"Prestar contas à sociedade brasileira é uma prioridade da organização, que sempre manteve públicos os seus balanços, relatórios e auditorias", garantiu.

A instituição teve documentos apreendidos em Santarém, em meio a sete mandados que foram cumpridos também em outras ONGs com atuação no estado.

TRANSPARÊNCIA

De acordo com a coordenação do PSA, a transparência tem sido marca e um dos maiores patrimônios da instituição em 33 anos de atuação, reconhecido por diversos prêmios, inclusive recentes.

"Auditorias de órgãos públicos, inclusive do Ministério Público Estadual, reforçaram nosso compromisso ao longo desse ano", ressaltou o PSA.

MEDIDAS EXTRAS

A coordenação do PSA adianta que seguindo a trajetória marcada pela lisura, correção e transparência, anuncia como medidas extras: a antecipação da auditoria anual independente, realizada sempre no mês de maio, além da contratação de um segundo serviço de auditoria externa para que seja feita uma análise detalhada sobretudo do material apreendido.

"Embora impedida de executar algumas atividades programadas em meio à situação caótica em que fomos colocados, nossa heróica equipe conseguiu manter os principais compromissos e benefícios diretos às comunidades neste final de ano, com destaque para a Jornada Cirúrgica de 2019, capacitações diversas, obras para implantação de infraestrutura de saneamento básico e de abastecimento de água encanada, entre outros benefícios", informou o PSA.

SOLIDARIEDADE AOS BRIGADISTAS

A coordenação do PSA reiterou a solidariedade aos brigadistas do Instituto Aquífero Alter do Chão, presos no dia 26 de novembro último, durante a operação "Fogo do Sairé", suspeitos de iniciarem o incêndio na Área de Proteção Ambiental (APA) Alter do Chão, em setembro deste ano. 

Os mandados foram expedidos pelo juiz Alexandre Rizzi, titular da 1ª Vara Criminal de Santarém, município que responde pelo distrito de Alter do Chão.

"Acreditando na sua inocência. Para isso, desde sempre temos colaborado com as investigações, reafirmando nossa confiança nas autoridades e nas instituições democráticas. Aproveitamos para desejar a todos e todas muita SAÚDE E ALEGRIA neste novo ano que se inicia!", exclamou o PSA.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil