Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 00:57
10/02/2021 as 14:03 | Por Redação |
Deputado Faleiro faz balanço do combate à Covid-19 no Baixo Amazonas
Para Faleiro, o combate à covid-19 também passa por medidas na economia
Fotografo: Reprodução
Em Santarém, Faleiro conversou com representantes dos Governos Estadual e Municipal

Em Agenda Institucional detectou um risco para o Brasil. “Precisamos construir uma ‘barreira imunológica’ nesta região para evitar que a nova cepa chegue às demais regiões do país”.
Levantar dados, identificar os principais gargalos, coletar sugestões para os próximos passos do Mandato Federal: esses foram alguns dos objetivos dessa Agenda Institucional de Combate à Covid-19 do Deputado Airton Faleiro que iniciou no Baixo Amazonas, e segue para o Xingu e depois para a região do Tapajós. 
Em Santarém, neste início de semana, Faleiro conversou com representantes dos Governos Estadual e Municipal, reuniu com organizações da Sociedade Civil e fez uma visita às instalações do Hospital de Campanha de Santarém. A agenda respeitou todas as regras de biossegurança do Decreto Municipal Nº 619/2021. 
“Precisamos construir uma ‘barreira imunológica’ nesta região para evitar que a nova cepa chegue às demais regiões do país”, enfatizou Faleiro. A ideia é que as variantes do coronavírus não se alastrem, por isso é necessária uma medida imediata de contenção da doença aqui nesta região mais afetada no Pará. 
“Para isso precisamos primeiro de uma cota complementar de vacinas para essas regiões Segundo, precisa-se urgente de UTI`s! De Respiradores e Máquinas de Hemodiálise para atender pacientes da covid-19 e de outras enfermidades. Além de tudo isso, precisamos resolver o problema da sobrecarga de profissionais da saúde, portanto é preciso a chegada de novos profissionais”. Este é o resumo dos levantamentos obtidos ao longo desta primeira da Agenda no Baixo Amazonas. 
Para Faleiro, o combate à covid-19 também passa por medidas na economia. A crise sanitária gera também uma profunda crise no sistema de saúde, mas também social e econômica. As pessoas mais pobres se encontram desamparadas. “Duas sugestões básicas: auxílio emergencial urgente! Em especial para essas regiões em lockdown. Mas também a criação de um programa de renda mínima que pode ser feito em parceria com os Municípios e o Estado”. 
Agenda Institucional de Combate à Covid-19
Terça-feira (09) Faleiro promoveu uma videoconferência com a presença de diversas organizações da sociedade civil, em especial do Conselho Municipal de Saúde e do Comitê Popular de Combate a Covid-10 de Santarém. 
 
A visita ao Hospital de Campanha junto aos vereadores Biga Kalahare e Carlos Martins, contou com recepção da secretária de saúde de Santarém, Marcela Tolentino e a coordenadora de saúde do Centro Regional de Governo, Talita Liberal.
“Esperamos que não aconteça o pior”, disse a veadora Biga Kalahare, “de Santarém chegar a um colapso, uma situação ainda pior para não dar um desespero na população, para o Pará”.
Carlos Martins contribuiu dizendo, “está havendo uma elevação desses leitos (clínicos), chegando a cerca de 140 leitos em Santarém, mas nós precisamos nos preocupar também com os leitos de UTI. Vários pacientes estão sendo transferidos para o Hospital de Itaituba. Precisamos buscar a ampliação deles aqui no Hospital Regional ou de outra forma”. 
 
Na segunda-feira (08) o parlamentar foi ao Centro Regional de Governo e conversou com o secretário regional, Henderson Pinto que fez um balanço da estrutura que o Estado dispõe para o enfrentamento da covid-19. Em seguida apresentou os principais desafios diante do quadro que a cada dia se agrava mesmo a região estando há quase duas semanas em bandeiramento preto (lockdown). O Prefeito Nélio Aguiar, ainda na segunda-feira (08), informou que, apesar de todos os esforços, o Santarém não está livre de um agravamento da situação e destacou as necessidades imediatas do Município. 
O Deputado Airton Faleiro segue nesta quarta-feira, 10, para uma outra Agenda Institucional desta vez na região do Xingu, em Altamira. 
Fonte: Portal Santarém e Raphael Ribeiro
 
 
 
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil