Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 19:34
25/09/2019 as 09:10 | Por Da Redação |
Deputado destaca potencial produtivo do Pará na cacauicultura
Setor comercializa mais de um bilhão de reais no Pará, é a 4ª cultura que mais exporta
Fotografo: Reprodução
Eraldo Pimenta realizou uma Audiência Pública, na Alepa, para debater sobre o assunto

O Pará tem 170 mil hectares ocupados com plantação de cacau. A Bahia possui cerca de 600 mil hectares plantados. Mas apesar da diferença na área plantada, hoje o Pará produz quatro vezes mais que a Bahia. Em 2018, a produção paraense representou 49% da produção nacional. Para 2019, a estimativa é chegar ao final do ano com 140 mil toneladas produzidas.

Com dados tão positivos, parece justo que o setor receba mais atenção do Governo, com políticas públicas de incentivo à atividade que garante trabalho e renda para cerca de 130 mil paraenses.

Pensando nisso, o deputado Eraldo Pimenta realizou na terça-feira (24/09) uma Audiência Pública para debater o futuro da cacauicultura no Pará. A audiência reuniu no auditório João Batista os principais atores da cadeia produtiva do cacau, do governo e de entidades agropecuárias. "Todo diálogo é favorável, aprimora conhecimento. E hoje, temos todos os interessados no melhor para a nossa produção de cacau. Temos ideia do potencial produtivo e por isso, precisamos falar sobre isso e incentivar nossos produtores", avaliou o deputado Eraldo Pimenta.

Participaram do evento o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agropecuário (SEDAP), Hugo Suenaga; o auditor fiscal Luiz Pinto de Oliveira; o diretor geral da CEPLAC, Gulherme Galvão; o prefeito de Rurópolis, Juscelino Padilha; o presidente da FAEPA, Carlos Xavier; o diretor da Emater Pará, Rosival Possidônio; o gerente executivo do Banco da Amazônia, Misael Santos; a superintendente da CEPLAC no Pará e Amapá, Gorete Gomes; e o coordenador da cooperativa agrícola mista de Tomé Açú (Camta), Alberto Opata.

Após uma apresentação detalhada do histórico da produção cacaueira no Pará e dos dados econômicos do setor, e o que o cacau representa para o Estado, o secretário Hugo Suenaga reforçou o compromisso do Governo do Estado com o setor. "Estamos elaborando um plano para a cacauicultura no Pará. O setor comercializa mais de um bilhão de reais no Pará, é a 4ª cultura que mais exporta, em termos de commodities. Se tem alguma dúvida sobre a importância deste setor, deixo claro que o setor é de grande interesse para nosso governo", garante.

Incentivo- Durante a Audiência Pública, o Banco da Amazônia e a CEPLAC assinaram um protocolo de intenções para garantir incentivo para os produtores de cacau no Pará. "O objetivo é estruturar um plano de ação para potencializar a produção de cacau e definir como o Banco da Amazônia pode participar desse processo e ajudar nossos produtores", explicou Misael Santos, gerente executivo do banco.

Também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura de Rurópolis e a Ceplac. Outros municípios também devem assinar termos de cooperação com a instituição.

O produtor Elton Gutzrit conta que ele é da terceira geração de produtores de cacau, em Uruará. "São 50 anos trabalhando com cacau e produzindo chocolate. Agora vemos que há mais incentivo ao nosso setor, e espero que esse apoio continue", avalia. Ele levou chocolate artesanal produzido em Uruará para degustação dos participantes da Audiência Pública.

Fonte: Portal Santarém e Dina Santos/Alepa

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil