Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 15:24
19/03/2021 as 10:00 | Por Redação |
Danos elétricos por causa da chuva? Saiba o que fazer
Eletricistas licenciados são profissionais treinados que realmente fizeram cursos sobre obras elétricas
Fotografo: Reprodução
Veja o que fazer para evitar danos durante os períodos de chuva e o que fazer para se proteger!

Danos elétricos são comuns após condições climáticas severas, como tempestades, chuvas fortes e relâmpagos. 

Justamente por isso, produzimos este post para ajudar você a se proteger nessas situações e saber o que fazer para prevenir eventuais prejuízos. Leia até o final e confira! 

Faça a fiação elétrica de sua casa com profissionais 

Os eletricistas licenciados são profissionais treinados que realmente fizeram cursos sobre obras elétricas. E como eles são capacitados, eles sabem exatamente como lidar com os trabalhos, seja na escolha de qual tomada instalar para um eletrodoméstico, quanta carga deve ser colocada para um determinado ponto elétrico, entre outros. 

Aqueles que não são treinados podem não ter um conhecimento profundo sobre o uso das tensões exatas para um determinado ponto. 

Substitua imediatamente os interruptores, fios, tomadas e aparelhos danificados 

Interruptores danificados, circuitos abertos ou fios quebrados só aumentarão o risco de perigos se você tocá-los acidentalmente. 

Faça com que sejam reparados por alguém preparado o quanto antes. 

E vale lembrar que não basta apenas usar fita isolante, ok? Até porque o perigo permanece o mesmo nesse caso. Altere toda a configuração para melhor segurança. 

Não se esqueça de desligar os aparelhos quando não estiverem em uso 

Não se esqueça de desligar os aparelhos quando não estiverem em uso. 

Pode acontecer que se esqueça de desligar o aparelho após a utilização, o que é bastante normal. O problema é que isso gera um grande risco: o aparelho pode ficar superaquecido devido à passagem excessiva da corrente nele e até mesmo explodir. 

Quais os perigos causados pela água e a fiação elétrica? 

Você provavelmente já ouviu inúmeras vezes como água e eletricidade não se misturam. Como proprietário ou operador de uma casa e/ou empresa, é hora de prestar atenção a esses avisos. 

 

  • Risco de incêndio: qualquer tipo de fiação danificada oferece risco de incêndio devastador. Os fios podem ser expostos ou fazer contatos para os quais não foram projetados e isso pode rapidamente se tornar perigoso; 

  • Risco de choque elétrico: o choque elétrico pode ocorrer de várias maneiras. Manusear fiação danificada ou deixar de notar ferramentas eletrificadas, equipamentos ou água parada são boas maneiras de passar por esse tipo de acidente, e você pode acabar com ferimentos graves; 

  • Causa aumento de dano permanente: eletricidade e fiação não são necessariamente complicados, mas são extremamente específicos. Se você não corrigir os componentes danificados, os danos iniciais com água podem causar mais danos ao sistema elétrico, bem como aos aparelhos e dispositivos em toda a casa. A fiação danificada pode formar arco e você pode enfrentar picos de energia ou outros problemas que podem danificar permanentemente os dispositivos conectados ao sistema. 

Uma forma que vem ganhando muita força para se proteger de eventuais prejuízos causados por danos elétricos a sua casa é o seguro residencial. 

O que é seguro residencial? 

De modo simples, o seguro residencial o compensará se um evento coberto por sua apólice danificar sua casa ou itens pessoais. Também o cobrirá em certos casos se você ferir outra pessoa ou causar danos à propriedade.  

Em linhas gerais, o seguro residencial tem basicamente três funções principais: 

 

  • proteger sua casa, quintal e outras estruturas; 

  • reparar ou substituir seus pertences pessoais; 

  • cobrir a responsabilidade pessoal se você for legalmente responsável por danos ou ferimentos a outra pessoa. 

O que o seguro residencial cobre? 

Embora uma apólice de proprietário padrão ajude a proteger sua casa, ela geralmente ajuda a cobrir mais do que apenas a estrutura física de sua casa.  

Cada operadora possui seu próprio conjunto de proteção, então não existe um único modelo, mas em linhas gerais, uma apólice de seguro residencial padrão pode incluir as seguintes coberturas: 

Cobertura básica 

A cobertura básica é a mínima necessária para que um seguro possa ser comercializado. Ou seja, ela estará obrigatoriamente presente em todos os seguros residenciais.  

Nela, está inclusa a cobertura contra riscos originados por incêndio, queda de raio e explosão. 

Cobertura contra danos elétricos 

Se por acaso a parte elétrica da sua casa gerar algum dano durante uma chuva mais intensa, saiba que também existem proteções específicas para isso. 

O quadro de luz, a fiação, e a chave do relógio de medição de energia ficarão assegurados e você será ressarcido em caso de danos gerados por problemas elétricos. 

Cobertura de bens pessoais 

A cobertura de bens pessoais ajuda a pagar para substituir certos pertences, como móveis e eletrônicos, que foram roubados ou danificados por uma perda coberta. 

Cobertura de responsabilidade pessoal 

Se você ou um membro da família for considerado legalmente responsável por acidentalmente danificar a propriedade de outra pessoa ou ferir alguém, a cobertura de responsabilidade pode ajudar a pagar os custos de reparo e honorários advocatícios relacionados, além de ajudar com contas médicas. 

Proteção médica para hóspedes 

Se um visitante se ferir acidentalmente em sua casa, a proteção médica para hóspedes de sua apólice ajuda a pagar as contas médicas resultantes. 

Cobertura de despesas adicionais de moradia 

Se você não puder ficar em casa após um incêndio ou outra reivindicação coberta, a cobertura do seguro do proprietário pode ajudar a pagar os custos de vida temporários, como contas de hotel. 

Por que é importante ter seguro residencial? 

O seguro residencial é um investimento que você faz para proteger o conforto da sua casa e da sua família.  

Uma casa é de longe a coisa mais valiosa que muitas pessoas gastaram anos economizando para isso. Sem seguro, é improvável que você seja capaz de reparar qualquer dano que ocorra se ocorrer um incêndio ou inundação, por isso é tão importante. 

Sabemos que o Brasil não é sujeito a intempéries como furacões ou tornados, mas as tempestades e enchentes costumam causar estragos ao longo do ano.  

Desastres naturais podem devastar sua casa e a reconstrução nunca é uma tarefa fácil. Portanto, embora esses desastres não possam ser evitados ou mesmo totalmente previstos às vezes, ainda é importante que você proteja sua casa com um seguro de edifícios e conteúdo que inclua cobertura para tal evento. 

O seguro residencial oferece tranquilidade no dia a dia, permitindo que você aproveite a vida em sua propriedade sem preocupações. 

Fonte: Portal Santarém e Ana Paula Sousa 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil