Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 12:59
25/04/2021 as 09:12 | Por Redação |
Curió quer se perpetuar na direção da comunidade de São Luiz do Tapajós, em Itaituba
Adelmo Costa Silva quer ser presidente pela quarta vez seguida da comunidade
Fotografo: Reprodução
Comunitários revoltados, criticam a atitude do morador e alegam que pouco fez pela comunidade

A comunidade de São Luiz do Tapajós, em Itaituba - Pará, sempre foi pacata e eleição de presidente da comunidade normalmente ocorria por aclamação, indicada pessoas tradicionais da própria comunidade.  

Nos últimos anos, a comunidade começou a ver a importância de uma entidade forte que possa defender seus interesses. Tanto é verdade que o senhor Adelmo Costa Silva, conhecido pela alcunha de Curió, vem se mantendo no cargo de presidente da Associação Comunitária de São Luiz do Tapajós, desde o ano de 2015.  

Em 2015 foi eleito a primeira vez presidente. Em 2017, quando encerrou seu mandato se candidatou de novo e foi reeleito. Em 2019, como Curió tem o controle da documentação da entidade, usou da artimanha de que não havia necessidade de eleição. Fez uma ata e mandou os moradores assinarem e não realizou eleição, mas permaneceu no cargo, que inclusive, conforme o estatuto da entidade, seu mandato acabou no dia 23 de março último. Mesmo assim, concluído o seu terceiro mandato, Curió continua querendo ser, pela quarta vez seguida, presidente da comunidade, cargo que lhe dá privilégio, pois é vigia concursado do Município para trabalhar no posto de saúde da comunidade de São Luiz do Tapajós, mas não tira serviço. Além de outras regalias que usufrui como presidente da comunidade.  

Agora, Curió lançou um edital sem pé e nem cabeça de convocação para eleição do presidente da comunidade. No edital, publicado no dia 20 de março de 2021, diz que a eleição foi marcada para o dia 02 de Maio, contrariando o Estatuto, que diz que a eleição deve ser marcada com 30 dias de antecedência. No edital diz que: "fica a partir desta data da publicação deste edital  a realização da eleição para o cargo de presidente da comunidade de São do Tapajós".  

Ora, a eleição não será apenas a escolha de presidente, mas sim de toda uma diretoria da Associação. Ai já se vê que o edital publicado é tendencioso, onde Curió só pensa em si. No edital deveria constar a convocação para a Eleição da nova diretoria da Associação, com mandato estabelecido data  X  e o término no ano Y, constando ainda os assuntos a serem debatidos durante a assembléia geral, o que no caso em tela não consta no edital. Apenas consta quem pode se candidatar e votar, apresentação de chapa e dia da eleição, que é dia 02 de maio.  

Os moradores revoltados com a situação estão buscando apoio de vereadores e  de autoridades em Itaituba. No sábado levaram na comunidade uma liderança de entidade para mostrar ao Curió, que ele não pode se candidatar, pois já concluiu seu terceiro mandato. Justifica CUrió que não houve eleição, apenas foi aclamado pela população como presidente, isto não consta em ata, o que consta é que só ele concorreu a eleição. Curió de qualquer jeito quer continuar sendo presidente da comunidade e para isso não está medindo esforços.  

Nesta reunião ficou decidido que será criada uma comissão para organizar a eleição e no momento em que Curió apresentar sua chapa, esta comissão vai analisar se ele pode concorrer. O que com certeza, cumprindo o que estabelece o estatuto, Curió não pode concorrer. Inclusive já concluiu o terceiro mandato, o que não podia. 

Comunitários revoltados, criticam a atitude do morador e alegam que pouco Curió fez pela comunidade durante os 6 anos que esteve à frente da entidade. Criou muitas desavenças com moradores. Os moradores estão se preparando para entrar com uma ação na Justiça para impedir que Curió dispute mais um mandando, o que fere o estatuto da Associação Comunitária de São Luiz do Tapajó.s 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil