Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 11:59
11/12/2021 as 09:45 | Por Redação |
Crianças em tratamento contra o câncer escrevem cartinhas pedindo presentes de Natal
A iniciativa, realizada há três anos pelo Setor de Humanização do Hospital Oncológico Infantil, beneficiará 200 crianças neste ano
Fotografo: Reprodução
Pequeno paciente fazendo a entrega da cartinha a profissionais

Crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer têm a oportunidade de fazer o seu pedido de presente de Natal ao Papai Noel. Isto só é possível graças ao projeto ‘Cartinhas – um sonho de Natal’, desenvolvido pelo Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém. No total foram 200 cartinhas escritas neste ano. 

 

A iniciativa é realizada pelo hospital há três anos e conta com pedidos variados. As cartinhas, escritas a próprio punho pelas crianças e adolescentes, sugerem presentes como camisa de time de futebol, material para pintura, peças de roupas social e esportiva, brinquedos, calçados, chapéus, jogos de quebra-cabeça, dentre outros itens. 

 

Na última segunda-feira (6), começou a ser feita a distribuição das cartas das crianças aos colaboradores, que serão os padrinhos e atenderão os pedidos.  

 

Neste ano, essa etapa conta com uma novidade: as cartinhas foram penduradas em um cartaz com uma árvore de Natal, que foi afixado em um painel móvel, que possibilita a circulação nos diferentes setores do hospital e dá aos colaboradores a possibilidade de escolha de uma carta.  

 

O projeto é uma iniciativa do Setor de Humanização do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, principal referência no tratamento oncológico infantojuvenil na Região Norte do Brasil.  

 

A Unidade pertence ao Governo do Estado do Pará, sendo gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde a sua inauguração, por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA). Em média, o hospital atende cerca de mil pacientes por mês, entre consultas, atendimentos ambulatoriais, exames e cirurgias. 

  

A entrega dos presentes será realizada no dia 22 de dezembro no hospital e nas instituições de acolhimento a pacientes que fazem tratamento contra o câncer. 

 

Os 22 pacientes que frequentam a Classe Hospitalar Prof. Roberto França, em funcionamento nas instalações do hospital, já escreveram suas cartas. Os pacientes hospitalizados nas Unidades de Internação, também envolvidos no projeto, escreveram ao todo 36 cartinhas que foram encaminhadas, a pedido de uma grande indústria de refrigerante em funcionamento em Belém, para serem atendidas, por meio de uma parceria com a unidade.  

 

Entre as crianças internadas que elaboraram sua cartinha está o pequeno Calebe da Fonseca, de 4 anos. Morador de Almeirim, na região Oeste do Pará, Calebe está em tratamento no Oncológico Infantil desde maio deste ano.  O paciente aguarda todo animado para receber seu presente. 

 

“Eu pedi um balde de letrinhas. Quando meu presente chegar vou brincar muito com minha vó”, conta o pequeno com animação. 

 

Outras 142 crianças oriundas de municípios do Pará e Amapá, acolhidas em Casas de Apoio da capital paraense, também serão diretamente contempladas pela ação natalina.  

 

Alessandra Pinheiro, integrante da equipe de Humanização do Oncológico Infantil, destaca que os pacientes gostam do momento de escrever as cartinhas.  

 

“Para eles é momento muito especial, ficam bastante empolgados em escrever sua solicitação nas cartinhas. O interessante dessa atividade é sabermos que é possível contar com o espírito de solidariedades de todos os profissionais envolvidos”, disse. 

 

A Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão hospitalar do país, tem a humanização entre seus valores institucionais. No Oncológico Infantil, a gestão atua fortemente no desenvolvimento de atividades que contribuem para a recuperação hospitalar dos pacientes infantojuvenis, com o desenvolvimento de diversos projetos como o Sino da Vitória, Ateliê Sustentável e o Caminho Lúdico, que utiliza um carrinho elétrico para transporte dos pacientes das alas de internação até o centro cirúrgico. 

 

Com informações e foto da Ascom/Pró-Saúde

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil