Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 19:37
15/01/2021 as 14:58 | Por Redação |
COVID-19: Taxa de ocupação de leitos de UTI chega a 70% em Santarém (PA)
Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA) dispõe de 10 leitos de UTI, para pacientes com Covid-19, os quais estão com 70% de ocupação
Fotografo: Reprodução
HRBA conta com 05 leitos clínicos para Covid-19, os quais já estão com 100% de ocupação

O elevado índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com pacientes acometidos pelo novo coronavírus (Covid-19), em Santarém, deixa em alerta o sistema de saúde pública do Município. A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou que o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), dispõe de 10 leitos de UTI, para pacientes com Covid-19, os quais estão com 70% de ocupação. Além deles, segundo a Sespa, o HRBA conta com 05 leitos clínicos para Covid-19, os quais já estão com 100% de ocupação.
Já o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, que atende exclusivamente pacientes com Covid-19, e serve de retaguarda para o HRBA, de acordo com a Sespa, dispõe de 30 leitos de UTI para pessoas com a doença, os quais estão com 63,30% de taxa de ocupação e 54 clínicos com 14,80% de taxa de ocupação.
Por conta do crescimento da procura por atendimento médico nas unidades de saúde de Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) revelou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24h) deverá voltar a atender somente pessoas com suspeita de terem sido acometidas pela Covid-19. Desde o início da pandemia, no primeiro semestre de 2020, a UPA conta uma área para atendimento de pessoas com suspeita da doença.
Hoje, três unidades de saúde atendem pacientes com Covid-19, em Santarém. Entre elas, a UPA 24 Horas, o HRBA e a unidade descentralizada do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire (CEMEI).
No local, o trabalho é coordenado pela Semsa, que disponibiliza uma equipe de multiprofissionais para detecção de possíveis casos de Covid-19, a fim de oportunizar um tratamento precoce, como medida para o enfrentamento a doença.
De acordo com Semsa, o local permanece com as atividades educacionais suspensas por conta da pandemia e deve ser devidamente sanitizado após a desativação da unidade.
A Semsa destaca que na unidade são realizados triagem, consultas médicas, notificação, dispensação de medicamentos, fisioterapia, treino funcional, atendimento psicológico e atendimento de serviço Social.
Além da zona urbana, segundo a Semsa, o atendimento se estenderá ao interior do Município, onde neste sábado, 16, o Ambulatório Itinerante estará nas comunidades de Ilha de São Miguel e Água Preta.
A Semsa informou que os profissionais de saúde promoverão atendimentos médicos em geral e para quem esteja com síndrome gripal ou sintomas da Covid-19. Asemsa reforça que o acesso é gratuito e facilitado e, que os comunitários devem ficar atentos aos horários e não esquecer de levar o Cartão SUS e um documento com foto.
Segundo o prefeito Nélio Aguiar (DEM), a Prefeitura pretende aumentar o horário de funcionamento da unidade descentralizada, que funciona na Cemei Paulo Freire, caso a demanda continue aumentando, onde o atendimento que encerra às 17h, poderá ser estendido até às 19h.
Ainda assim, caso seja necessário, Nélio garante que vai montar uma segunda equipe para atender os bairros nas grandes áreas de Santarém, como Santarenzinho e Nova República.
VACINAÇÃO E MEDIDAS PREVENTIVAS
Por conta da proliferação da doença nas diferentes regiões do Pará, o governador Helder Barbalho (MDB) espera que a vacinação amenize o problema de saúde pública. Segundo ele, nesta quinta-feira, 14, foram entregues 36 novos veículos para reforçar o plano logístico da Sespa,na distribuição de insumos e vacinas em todo o Estado.
“Já estamos com a estratégia montada. Além das caminhonetes, teremos caminhões-baú para fazer o transporte às regionais de saúde”, informou Barbalho.
Além da campanha de vacinação, como medida preventiva para conter o contágio do coronavírus no Pará, Helder publicou um decreto ontem, 14, proibindo a circulação de embarcações com passageiros entre o Pará e o Amazonas. Na Cidade de Juruti, no oeste do Pará, barreiras sanitárias foram instaladas para impedir a circulação de barcos vindos do Amazonas para Santarém, entre outras cidades do Estado.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil