Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 09:33
12/06/2020 as 09:06 | Por Redação |
Covid-19 - Ação Itinerante da Prefeitura leva serviços de saúde para Vila de Alter do Chão
Prefeito Nélio Aguiar e secretária de Saúde Dayane Lima acompanharam a ação
Fotografo: Bruno Ribeiro
Ambulatório itinerante soma as demais ações de enfrentamento ao novo coronavírus

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), implantou na quinta-feira (11), mais um serviço para a prevenção da covid-19, o ambulatório itinerante para atender pessoas com síndromes gripais que funcionará até sexta-feira (12), na Escola Antônio Sousa Pedroso em Alter do Chão. A ação conta com equipe multiprofissional de saúde que avaliam pessoas em estados gripais, com intuito de diminuir os riscos de contágio e disseminação do novo Coronavírus em Santarém. 

Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo prefeito Nélio Aguiar e pela secretária municipal de Saúde, Dayane Lima. As ações de atendimento aos pacientes com sintomas gripais é uma medida de prevenção que recupera em tempo hábil o paciente e impede agravamento da doença em infectados, evitando ocupação de leitos de UTI e salvando vidas.

Prefeito Nélio Aguiar e secretária de Saúde Dayane Lima acompanharam a ação

De acordo com o prefeito Nélio Aguiar, a medida é mais uma alternativa que o município oferece à população, garantindo acesso aos profissionais de Saúde. Disse que desde o primeiro momento em que foi anunciado o surgimento da pandemia, diversas ações foram implementadas no local a fim de minimizar danos e, principalmente, garantir a segurança de todos. “Percebemos a baixa procura pelo atendimento neste primeiro dia. Isso reflete que o isolamento social deu certo na Vila. Através de decretos proibimos a entrada de pessoas que não residiam na localidade, garantindo a segurança dos moradores”, comemorou o gestor.

Idealizada para levar serviços de saúde às pessoas com sintomas leves da doença, a ação já esteve em vários locais, tanto na Zona Urbana quanto na Rural.  Responsável pelo atendimento e à disposição da população, uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, auxiliares administrativos e agentes de conservação. O atendimento ocorre por demanda espontânea, exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que estejam apresentando sintomas da síndrome gripal.

A secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, ressalta a intenção do poder público municipal com a ação. "A nossa proposta é estar cada vez mais perto da população, avaliando as necessidades e oferecendo, principalmente, os serviços prioritários. Esse trabalho itinerante contribui para que estejamos ainda mais presentes na vida dos cidadãos. As zonas urbanas e as comunidades ribeirinhas estão sendo atendidas”, disse.

A oferta de serviços na Ação Itinerante segue o mesmo padrão do que já é feito na Unidade de Pronto Atendimento (Upa), referência em atendimento de pessoas com Covid-19. Os pacientes passam por uma triagem, consulta com médico até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

A moradora Maria da Conceição, 59 anos, foi em busca do atendimento no local. Ela relata que a aproximação do poder público com a população é essencial nesse momento de pandemia. “Gostei bastante dessa ideia partida do Prefeito Nélio. A aproximação dos serviços de saúde faz com que mais gente tenha acesso ao atendimento”, contou.

A ação continuará nesta sexta-feira (12), na Vila Balneária de Alter do Chão e no fim de semana - sábado (13) e domingo (15) – no bairro da Prainha, na Escola Padre Manoel Albuquerque das 8h às 17h.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil