Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 01:59
30/08/2021 as 12:57 | Por Redação |
Corrida ´Agosto Lilás` reúne cerca de 150 corredores em Mojuí dos Campos
A onda lilás tomou conta das principais ruas da cidade no domingo (29). O objetivo foi alertar a população para o fim da violência contra a mulher
Fotografo: Reprodução
Foto de drone mostra corredores durante a largada da I Corrida Lilás em Mojuí dos Campos, no Pará

Cerca de 150 atletas amadores e profissionais deram um show de sensibilização na I Corrida Lilás, realizada na manhã de domingo (29) em Mojuí dos Campos. A corrida encerrou a programação do "Agosto Lilás", desenvolvida pela Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com o objetivo de alertar a população para o combate à violência contra a contra a mulher. 

A corrida teve percurso de 5 km e contou com a participação de corredores da região e de outros estados, como São Paulo e Amapá. Eles começaram a chegar ao ponto de largada bem antes do dia amanhecer para sessões de alongamento e aquecimento. A concentração foi na rua José Macêdo, no Centro da cidade, ao lado da igreja matriz de Santo Antônio de Pádua, um dos principais cartões postais do município, de onde ocorreu a largada às 7h. 

Após a largada, os corredores saíram pela rua José Macêdo, cruzaram a rua Estrada de Rodagem e seguiram até o bairro Vila Nova, retornando pelo mesmo percurso, até a linha de chegada. A corrida teve ainda a participação de atletas cadeirantes e de crianças, que também levaram a mensagem de conscientização e combate a violência contra a mulher. Os primeiros colocados de cada categoria ganharam premiação em dinheiro, troféu e medalha. 

Adriana Lopes de Farias, 27 anos, de Macapá, no estado do Amapá. Corredora profissional há quatro anos, ela bateu o tempo de 18 minutos, conquistando o primeiro lugar na categoria geral feminina. "Esse ano foi bem mais organizado. Foi muito bacana essa corrida, um percurso bem rápido, foi só ir lá e voltar rapidinho mesmo. É muito importante destacar a participação feminina, porque temos que ter direitos iguais. É sempre bom incentivar o feminino", afirmou. 

O primeiro lugar na categoria geral masculina foi para Juscelino Rocha, de 38 anos, de Itaituba. Ele completou o percurso com tempo de 16 minutos. "Queria agradecer a Deus e dá os parabéns para a organização do evento, foi um evento muito bom. Sabemos que a prioridade foram as mulheres, e as mulheres estão de parabéns, o prefeito da cidade. É minha primeira vez aqui em Mojuí, a gente foi bem recebido, um percurso muito bom", avaliou. 

Núbia Braga, aos 48 anos, pratica corrida há quatro anos. Ela é de Itaituba e esteve entre as primeiras colocadas na categoria por faixa etária. "Eu amei a corrida. A corrida incentiva as pessoas a praticarem atividade física, e a atividade física é maravilhosa para tudo, para a saúde, para a autoestima e para a valorização da vida. Estou aqui parabenizando Mojuí dos Campos, a Prefeitura, as mulheres daqui que deram um show", disse. 

Com o tema geral "Nem mais uma lágrima", a campanha "Agosto Lilás" em Mojuí dos Campos foi desenvolvida pelas Semtras, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A programação contou com caminhada, rodas de conversas, palestras, atendimentos e orientações nas comunidades, torneio de futsal feminino e mobilização ampla das redes sociais. 

"Graças a Deus deu tudo certo, o mês de agosto foi puxado, mas muito gratificante chegar hoje domingo com essa corrida e fechar com chave de ouro o mês de agosto. Nossa campanha teve esse objetivo, de mostrar o valor que tem a mulher. A sociedade precisa compreender que a mulher tem o seu valor, que a mulher tem que ser tratada com carinho, nada de violência" destaca a secretária municipal de trabalho e assistência social, Adrielly Lima. 

"Como foi importante unirmos forças e realizarmos essa programação que foi tão bem executada pela secretaria municipal de assistência social, a em nome da secretária Adrielly que foi incansável, eu parabenizo os demais servidores e também o envolvimento das demais secretarias do nosso município. Reafirmo o nosso compromisso de estarmos ao lado das mulheres, apoiando diante das situações de violação de seus direitos", afirmou prefeito Marco Antônio Lima. 

CORRIDA LILÁS | FEMININO 

Classificação geral - feminino 
1º lugar - Adriana Lopes de Farias 
2º lugar - Tatiane Costa Maia 
3º lugar - Edina Santos 

Classificação - faixa etária - feminino 
1º lugar - Ainoane Almeida Silva 
2º lugar - sem corredor 
3º lugar - sem corredor 

Classificação - faixa etária - feminino 
1º lugar - Lia Maissara Silva de Oliveira 
2º lugar - Daiane Silva Soares 
3º lugar - Darly Frota Barbosa 

Classificação - faixa etária - feminino 
1º lugar - Fabiana Almeida de Freitas 
2º lugar - Reimara Feitosa Maranhão 
3º lugar - Angélica dos Santos Silva 

Classificação - faixa etária - feminino 
1º lugar - Maria do Socorro da Silva Lima 
2º lugar - Elissandra Castanho Turella 
3º lugar - Núbia da Costa Braga 

Classificação - faixa etária - feminino 
1º lugar - Luciene Barbosa da Silva 
1º lugar - Nara Leomar Gomes Mota 
2º lugar - Marlene Barbosa da Silva 
3º lugar - Jorgelene dos Santos Oliveira 

Classificação - faixa etária - feminino 
1º lugar - Marlene dos Santos da Rocha 
2º lugar - Maria Aguiar do Amaral 
3º lugar - Francisca Lima 

CORRIDA LILÁS | MASCULINO 
Classificação geral - masculino 
1º lugar - Juscelino Rocha 
2º lugar - Ivanilson Pereira dos Santos 
3º lugar - Lazaro Guedes 

Classificação - faixa etária - masculino 
1º lugar - Ariel Vitor de Lima Monteiro 
2º lugar - Guilherme Andrade 
3º lugar - sem corredor 

Classificação - faixa etária - masculino 
1º lugar - Adinaldo Oliveira 
2º lugar - Adriano Soares 
3º lugar - Luiz Miguel Barbosa 

Classificação - faixa etária - masculino 
1º lugar - Joelson Aguiar 
2º lugar - José Irismar Vieira de Sousa 
3º lugar - Verinaldo Oliveira Pereira 

Por: Adonias Silva e Geisa Oliveira/Ascom/PMC 

Fonte: Portal Santarém  

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil