Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 00:36
14/07/2021 as 16:51 | Por Redação |
Corpo de Bombeiros reforça segurança nas praias às margens do Rio Tapajós
Quase 30 militares atuam na orientação a frequentadores e condutores de embarcações em Belterra e Santarém
Fotografo: Reprodução
Militares do 4° GBM atentos à movimentação de banhistas nas praias ao longo do Rio Tapajós

Com o nível das águas ainda elevado ao longo do Rio Tapajós, no Oeste do Pará, o Corpo de Bombeiros Militar e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do 4º Grupamento Bombeiro Militar (4⁰ GBM/Santarém), intensifica as ações de prevenção nas faixas de areia, muito procuradas pela população aos finais de semana. 

Segundo o tenente-coronel BM Francisco Júnior, comandante do 4° GBM, a corporação mobiliza quase 30 militares nas ações preventivas da Operação Verão 2021, com o apoio de uma lancha, duas caminhonetes e um micro-ônibus para o transporte do efetivo, que atua em cinco praias, sendo três no município de Belterra e duas em Santarém. 

O comandante ressaltou a peculiaridade da região: "Em virtude da cheia dos rios, no mês de julho temos poucas faixas de areia disponíveis para banho. Porém, no final de agosto e início de setembro, as praias surgem ao longo do Rio Tapajós, período que redobramos a prevenção balneária devido ao grande fluxo de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, atraídos pelas belezas naturais e também pelo Festival do Çairé, conhecido como o ápice do nosso veraneio". 

Orientações - Segundo o sargento BM Marcelo Quemel, "nosso foco é na prevenção, sempre atentos às crianças para evitar afogamentos, e também às embarcações, tanto de pequeno quando de médio porte. Orientamos quanto à habilitação do piloto e a atenção quanto ao uso dos itens de segurança náutica e do colete salva-vidas". 

Sobre a prática de natação nestes locais, o sargento disse que "temos uma área delimitada com boias, e sempre orientamos aos nadadores para não se afastarem da margem e nadarem perpendicularmente à praia". 

No município de Belterra, a 45 km de Santarém, com acesso pela Rodovia BR-163, as ações de prevenção no último final de semana foram realizadas nas praias de AramanaíCajutuba e Pindobal, por 15 militares. Mesmo com uma estreita faixa de areia, os guarda-vidas orientaram o público sobre os cuidados necessários naquela parte do Rio Tapajós, considerado o trecho mais largo. 

Os guarda-vidas ressaltam aos frequentadores da Praia do Pindobal que sempre busquem orientação dos militares. Devido à cheia do rio, ainda há poucas áreas disponíveis para o banho com segurança. Pindobal é considerada "uma praia de tombo", pois algumas áreas têm pedras. O fluxo de embarcações é uma preocupação a mais, pois ao se aproximarem da margem acabam formando buracos, causando risco de afogamento aos banhistas. Condutores de embarcações são alertados sobre o perigo, para que evitem atracar em área próxima ao público. 

Coinformações da Agência Pará  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil