Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 19:34
31/12/2021 as 10:44 | Por Redação |
Coren-PA destaca ações realizadas este ano e apresenta novidades para 2022
Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) encerra 2021 destacando atividades realizadas a favor da categoria
Fotografo: Reprodução
Presidente do órgão, Danielle Cruz, apresenta as novidades para o próximo ano

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren-PA) encerra 2021 destacando atividades realizadas no decorrer do ano a favor da categoria, diante do cenário de pandemia pelo segundo ano consecutivo. Presidente do órgão, que fiscaliza e disciplina o exercício profissional da enfermagem no território paraense, Danielle Cruz apresenta, também, as novidades para o próximo ano. 

 

Quais as ações do Coren-PA realizadas este ano? 

O ano de 2021 começou com a segunda onda de crescentes novos casos de covid-19. Com isso, iniciamos o ano dando continuidade às doações que nós fizemos no ano passado, fazendo doação de máscaras PFF2 aos profissionais de enfermagem, na Secretaria Municipal de Saúde de Belém. Portanto, a gente fez uma doação grande para a Sesma. Também fizemos doações para o Pronto-Socorro do Guamá, porque chegaram relatos de que lá eles estavam sem EPI’s. Em janeiro, quando iniciou a vacinação no nosso país, a gente começou também uma luta grande para que fosse garantida a vacina aos profissionais de enfermagem aqui no nosso Estado, uma vez que cerca de 30% desses profissionais estão concentrados na região metropolitana de Belém, especialmente na capital, então o nosso número comparado a outras categorias é muito maior. Por isso, iniciamos essa corrida para que fosse garantida a vacinação à categoria. 

 

O que o Conselho tem feito em 2021 a favor do profissional da enfermagem? 

Demos continuidade a uma campanha realizada no ano passado pela valorização e reconhecimento do profissional da enfermagem. Também intensificamos a campanha de valorização da categoria, com ‘valorize a enfermagem’ e ‘abrace a enfermagem’, fazendo coro também ao Projeto de Lei 2564/2020, que vem instituir o piso salarial nacional da enfermagem. Diante disso, nós fizemos carreatas aqui na capital, demos apoio a outras realizadas em vários municípios do interior do Estado, no dia nacional da saúde participamos de um grande ato em Brasília em prol disso, fizemos campanhas nas redes sociais, debatemos junto com parlamentares, com senadores enquanto o projeto estava em âmbito do Senado, fizemos reuniões com os deputados federais, já que agora o projeto tramita na Câmara dos Deputados, e junto ao parlamento municipal, não só de Belém, mas de outros municípios também, junto a deputados da Assembleia Legislativa.  

 

Algo mais que queira salientar? 

Nós intensificamos as ações fiscalizatórias chegando a municípios onde o Coren nunca tinha chegado, por questão de logística, pois sabemos que o nosso estado é um estado continental, com vários municípios de difícil acesso, então nós conseguimos avançar bastante com esse trabalho chegando até esses locais. Além disso, podemos fazer o acompanhamento nesse período de bastante dificuldade devido à covid-19, de lockdown. A gente fez um acompanhamento de perto, para verificar como estava a questão da proteção individual dos profissionais nas instituições. Agora, em 2021, nós fizemos vacinação para os profissionais de enfermagem na própria sede do Conselho, já que o bandeiramento não nos permitia fazer em local com um público superior. Já na segunda dose, nós fizemos em um local maior, expandindo a vacinação para os profissionais de saúde como um todo. 

 

O que o Coren-PA pretende fazer para o próximo ano? 

Para 2022, a gente espera que com o avançar da vacinação a gente possa retornar às nossas atividades científicas presenciais. Nós já instituímos um núcleo de educação dentro do Conselho para que a gente possa fazer não só os eventos grandes, como a semana da enfermagem e outros encontros, mas também voltar a fazer os encontros menores na sede do Coren, sendo transmitidos também pela internet, então a gente tem isso de voltar com essas atividades presenciais no ano que vem e espera inaugurar a nossa nova sede que nós adquirimos, cujo projeto do parque tecnológico e do mobiliário estão em processo de aquisição. Ou seja, uma sede que melhor vai receber os profissionais de enfermagem quando precisarem buscar os nossos serviços no Coren. Tem muita coisa boa vindo para 2022, se Deus quiser. 

 

Com informações e foto da Ascom/Coren-PA 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil