Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 13:23
27/03/2020 as 16:19 | Por Redação |
Cooperativas de transporte adotam medidas de segurança
Medidas são adotadas para se prevenir contra o coronavírus
Fotografo: Reprodução
Desinfecção dos veículos estão sendo realizados pela cooperativa

As cooperativas vêm adotando diversos procedimentos para garantir um serviço com maior segurança possível à população. Tanto nas cooperativas do modelo complementar na Região Metropolitana de Belém quanto nas de transporte intermunicipal nos interiores do Estado, aumentou-se a higienização dos veículos e a utilização de equipamentos de proteção.

A Cooperativa de Profissionais Autônomos no Transporte de Passageiros e Turismo do Outeiro (COOPTRANSALTO), do distrito de Belém, realiza a desinfecção dos veículos no cumprimento de cada itinerário Outeiro-Icoaraci-Outeiro. Além disso, a singular disponibiliza, para cada motorista e cobrador, material básico de higiene e proteção e orienta acerca dos métodos de prevenção contra o novo coronavírus.

“Conscientizamos nossos cooperados sobre a importância de nos prevenir contra o Coronavirus, tomamos as atitudes necessárias para melhor atender e proteger nossa comunidade. Todos nós precisamos fazer nossa parte”, comentou o presidente da cooperativa, Itanael Lopes.

No interior do Estado, as cooperativas seguem suas atividades mesmo com rotas e itinerários reduzidos pela baixa procura da população. A falta de informação adequada também contribui para isso. Mediante decreto do Governo do Estado, foi suspenso o transporte coletivo interestadual de passageiros, terrestre, marítimo e fluvial. No entanto, o transporte coletivo intermunicipal não foi indicado pelo Poder Executivo como uma das atividades a serem suspensas.

A Central das Cooperativas de Transporte do Estado do Pará (CENCOPA) continua com suas atividades operando em 14 municípios. A Central reforçou os procedimentos de limpeza, disponibiliza álcool para facilitar a higienização das mãos e orientou todas as equipes de atendimento quanto aos protocolos de higiene.

“Estamos funcionando normalmente e sempre preparados para receber a população de forma saudável e segura. Contamos com a colaboração de todos também para que possamos passar por esse momento da melhor maneira. Nossa prioridade sempre será o bem estar de nossos clientes, e por isso, estamos atentos às medidas de segurança da OMS”, explicou o vice-presidente da CENCOPA, Tarley Carvalho.

EFEITOS ECONÔMICOS

Apesar das medidas adotadas, as cooperativas já começaram a sentir os efeitos da crise provocada pelo isolamento social e consequente diminuição da circulação de pessoas. Na Cooperativa Mista de Transporte de Passageiros em Marabá (COPASUL), por exemplo, são 82 cooperados diretamente afetados e cerca de 300 pessoas indiretamente. A cooperativa também faz parte da Central que reúne 1.000 cooperados da região sul e sudeste, nas quais estão envolvidas indiretamente 2.500 pessoas, também afetadas.

“Temos muitos carros parados. Alguns cooperados já começam a sentir fortemente a baixa procura da população. Precisávamos de alguma forma de apoio financeiro para manter nossos motoristas e cobradores que já se veem sem receita, sem pagamento. O segmento do transporte é um dos mais prejudicados neste momento e precisa ser olhado com uma atenção maior”, reiterou Tarley, que também é o presidente da cooperativa.

Atualmente, a CENCOPA está funcionamento com menos de 10% da frota por conta das medidas que prefeitos estão tomando na região sul e sudeste. O número de usuários da cooperativa diminuiu cerca de 90%.  O quadro de funcionários também foi reduzido 80%. Mesmo sem casos suspeitos, muitos municípios estão decretando estado de calamidade pública.

Já na COOPTRANSALTO houve uma queda de 50% no número de usuários de transporte, o que também influencia na renda das 33 famílias que dependem do serviço. Anteriormente os 25 veículos da cooperativa atendiam 4100 pessoas por dia. O número hoje caiu para 2050. A diretoria estuda a possibilidade de adotar um sistema de revezamento de veículos nas ruas. Com informações e foto da Ascom/ COOPTRANSALTO.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil