Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 02:49
30/09/2019 as 15:19 | Por Da Redação |
Convocado pelo Papa, arcebispo de Belém não vai participar do Círio 2019
Esta é a primeira vez que Dom Alberto não conduz as romarias do Círio
Fotografo: Reprodução
Dom Alberto Taveira e mais dois bispos auxiliares foram convocados para o Sínodo para Amazônia

A Arquidiocese de Belém informou nesta segunda-feira, 30, que o arcebispo da capital Dom Alberto Taveira Corrêa e dois auxiliares, Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, não participarão do Círio 2019.

O desfalque se dá em virtude do trio ter sido convocado pelo Santo Padre, Papa Francisco, para participarem do Sínodo para a Amazônia que será realizado entre os dias 06 e 27 de outubro.

Esta é a primeira vez que Dom Alberto não conduz as romarias do Círio, desde o início de sua gestão em Belém, em 2010.

Por causa desta ausência, o arcebispo fez um convite ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D'Aniello, para a condução das principais celebrações no segundo final de semana de outubro. Outros 10 bispos do Brasil foram convidados para celebrações das missas na quadra nazarena.

O QUE É SÍNODO?

O Sínodo é uma instituição permanente da Igreja Católica que foi criada pelo papa Paulo VI, em resposta aos desejos dos padres do Concílio Vaticano II. A intenção é manter vivo o espírito de colegialidade nascido na experiência conciliar.

Em outubro, a Igreja retoma a célebre frase do papa Paulo VI “Cristo aponta para a Amazônia”. Convocada pelo papa Francisco, a assembleia sinodal terá como tema “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”.

BISPO DOM ALBERTO

Dom Alberto Taveira Corrêa (Nova Lima, 26 de maio de 1950) é um bispo católico brasileiro. Foi bispo auxiliar de Brasília, primeiro arcebispo de Palmas e o atual arcebispo de Belém do Pará.

Fonte: Roma News

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil