Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 09:50
23/09/2021 as 10:31 | Por Redação |
Confira o resultado do concurso de frases “Prevenção de Gravidez na Adolescência”
A vencedora do 1º lugar foi a adolescente Maria Luiza da Silva Barros, 14 anos, moradora de Igarapé-Açu
Fotografo: Reprodução
Mais de 90 pessoas de todas as regiões do Pará se inscreveram na iniciativa de conscientização

Com o objetivo de dar visibilidade ao tema “Prevenção de Gravidez na Adolescência”, o concurso de frases lançado pelo projeto Saúde das Manas contou com intensa colaboração dos paraenses de todas as regiões. E a vencedora do 1º lugar foi a adolescente Maria Luiza da Silva Barros, 14 anos, moradora de Igarapé-Açu, região nordeste paraense. Com a frase “Mana, a gravidez não planejada na adolescência pode acontecer. Então, te orienta pra te proteger”, Maria será premiada com um notebook. Do 2º ao 5º lugar, os vencedores receberão smartphones e as frases selecionadas foram de três mulheres e um homem, dos municípios de Abaetetuba, Oeiras do Pará, Belém (os três municípios são do nordeste paraense) e Afuá (Ilha do Marajó). Confira abaixo todas as frases vencedoras: 

Frases vencedoras do concurso de frases 

1º lugar - “Mana, a gravidez não planejada na adolescência pode acontecer. Então, te orienta pra te proteger” - Maria Luiza da Silva Barros, 14 anos, moradora de Igarapé-Açu; 

2º lugar - “As manas sabem, engravidar tem sua hora e a minha não é agora!” - Kellen da Costa Barbosa, 42 anos, moradora de Abaetetuba; 

3º lugar - “Prevenção de gravidez na adolescência é um direito, usufruir disso é escrever sua história” - Maila Viana de Melo, 27 anos, moradora de Oeiras do Pará; 

4º lugar - “Adolescência não dá 'match' com gravidez. Com prevenção, sim!” - George Luiz Miranda da Silva, 28 anos, morador de Belém; 

5º lugar - “Gravidez precoce não é brincadeira! Não é virtual, é real. Busque diálogo e métodos contraceptivos” - Silvana Barbosa dos Santos, 28 anos, moradora de Afuá. 

A maioria das inscrições foi do Marajó, do gênero feminino e de 10 a 19 anos de idade: A Ilha do Marajó foi a região que teve a grande maioria de participações, com 31 inscritos. Os municípios de Afuá e Vitória do Xingu foram os que contaram com maiores participações (10 inscritos cada). 

O concurso também teve predominância da participação feminina: foram 72 mulheres/meninas e 24 homens/meninos. A maior parte das pessoas inscritas são da faixa etária de 10 a 19 anos (46,1%), seguida por 20 a 29 anos (28,1%). 

Avaliação - As frases foram avaliadas pela Comissão Avaliadora constituída por representantes do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brasil) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PA). A Comissão não teve acesso aos dados pessoais (nome, idade, gênero e município) dos(as) participantes e a escolha das frases vencedoras foi feita de acordo com os seguintes critérios: originalidade, criatividade, compatibilidade com o tema “prevenção à gravidez na adolescência”, respeito aos direitos humanos e alinhamento à estratégia do UNFPA Brasil. 

Saúde das Manas - O projeto Saúde das Manas, realizado pelo UNFPA e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PA), atua na Ilha do Marajó (PA) para transformar a realidade positivamente. O foco é garantir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, através do acesso a métodos contraceptivos, consultas com médica ginecologista e obstetra, incentivo ao pré-natal, prevenção de gravidez não planejada de adolescentes e de infecções sexualmente transmissíveis, fortalecimento do sistema público de saúde, dentre outras linhas de trabalho. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil