Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 12:09
14/07/2020 as 08:43 | Por Redação |
Comércio de Santarém voltará a funcionar no horário normal
Comitê de Gestão de Crise decidiu e comércio funcionará das 08 às 18 horas
Fotografo: Reprodução
Bares, atividades físicas e jogos de futebol retornarão gradativamente a partir do dia 16 de julho

O Comitê de Gestão de Crise para Enfrentamento da pandemia do novo coronavírus decidiu pela abertura e pela retomada gradativa de novas atividades e setores da economia municipal. Bares, atividades físicas ao ar livre, clubes e associações esportivas, campos de futebol poderão retomar suas atividades de forma gradativa a partir do dia 18 de julho, com ressalva de seguir todos os protocolos de segurança impostos pelos órgãos de Vigilância Sanitária. O comércio voltará ao horário normal de 8h às 18h. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 13, no auditório do Centro de Informações Ambientais (Ciam).

Todos os locais e setores devem seguir de forma rígida ações como medição de temperatura dos frequentadores e disponibilização de álcool em gel. Também devem publicizar dentro de seus espaços placas e avisos ratificando a obrigatoriedade do uso de máscaras e as regras de etiqueta e distanciamento social.

Um novo Decreto Municipal será editado e divulgado até quarta-feira, 15, com as regras, detalhes e datas sobre as decisões tomadas.

Permanecem interditadas as praias, balneários e igarapés. Casas de shows não estão autorizadas a realizarem seus eventos.

Durante a reunião, a secretária municipal de Saúde, Dayane Lima, expos os números da covid-19 no município. Ela destacou que as ações itinerantes continuam e que a Unidade de Atendimento Descentralizada para síndrome gripal vai mudar apenas de endereço. Atualmente, ela funciona na escola estadual Madre Imaculada, Prainha, mas será implantada na escola municipal Fluminense, no Santa Clara.

“No início, chegamos a atender 700 pessoas num único dia. Esse fluxo tem diminuído bastante, abaixo de 200. A UPA 24h que já atendeu a mais de 110 pessoas num dia atendeu ontem 39 pessoas no covidário”, informou Dayane.

Não houve disparada no número de casos com o início da retomada gradual de algumas atividades. Mas, o Comitê reforça que não é motivo para ‘baixar a guarda’ em relação às condutas de prevenção à covid-19.

“Toda liberação vai ter regramento rígido. Nossa maior arma é a conscientização. Vamos manter o uso obrigatório de máscaras e as regras de etiqueta e distanciamento social. Tudo para que possamos voltar a nossa normalidade de forma tranquila e segura”, disse o prefeito Nélio Aguiar.

Fonte: Portal Santarém e Agência Santarém

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil