Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 14:15
17/03/2021 as 15:38 | Por Redação |
Com mais de 1,4 milhão de atendimentos, Hospital Yutaka Takeda completa 35 anos
Unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, está localizada no sudeste do Pará, em meio a Floresta Nacional de Carajás
Fotografo: Reprodução
Para celebrar a data, o Hospital realizou exposição de uma mesa de aniversário com um bolo fake (bolo falso)

O Hospital Yutaka Takeda, construído pela Vale em 1986 e gerenciado pela Pró-Saúde desde 1997, completou na segunda-feira (15/3), 35 anos. Devido ao cenário pandêmico da Covid-19, a tradicional comemoração de aniversário foi suspensa para evitar aglomerações, sendo realizada uma pequena cerimônia de homenagem aos colaboradores.  

Durante sua trajetória, a unidade deu passos importantes, que hoje são comemorados pelo time de profissionais que atuam diariamente para ofertar um serviço de qualidade para um público altamente vulnerável.  

De acordo com Francisco Ferreira, diretor Administrativo do HYT, ao longo dos últimos anos o hospital buscou ampliar o número de especialidades e serviços oferecidos à população de Parauapebas e região, sempre prezando pela excelência e segurança do paciente.  

Até o dia 15 de março deste ano o hospital, que está localizado em uma área remota do país, em meio à floresta Nacional de Carajás, superou a marca de 1,4 milhão de atendimentos, dos quais foram 10.542 mil cirurgias, 14.642 mil internações, 289.441 mil consultas ambulatoriais, 210.371 atendimentos de urgência e emergência e 910.965 mil exames. 

“Temos muito para comemorar. Nosso Yutaka foi a primeira unidade de saúde no Brasil certificada pelo Programa Nacional de Qualidade, do Conselho Federal de Enfermagem”, ressalta o diretor, que tem 14 anos de serviços prestados ao hospital.  

Outra conquista de destaque é certificação Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecimento nacional que atesta a qualidade e segurança na assistência ao paciente. 

“A expertise de uma entidade como a Pró-Saúde, com mais de 50 anos de história, é a chave para o sucesso do Yutaka, já que possibilita a utilização de modernas ferramentas de gestão e acesso à um quadro de profissionais altamente qualificados, resultando em uma assistência de excelência aos nossos pacientes”, ressaltou o diretor.  

Celebração de 35 anos 

Para celebrar a data, o Hospital Yutaka Takeda realizou a exposição de uma mesa de aniversário com um bolo fake (bolo falso). Na ocasião, 34 colaboradores foram homenageados pela dedicação e empenho à instituição. Eles estavam completando 5, 10, 15 e 20 anos de trabalho na unidade. A celebração foi realizada respeitando todas as orientações de prevenção, como o uso de máscaras e distanciamento social.   

O bolo falso, que ficou exposto, foi feito pela assistente de SAME, Márcia Suelley Vieira Macedo, que nas horas livres trabalha com artesanato. “Fiquei feliz em poder montar esse bolo. Tenho uma história muito forte com o hospital”, comemorou.  

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) da unidade ficou responsável pela fabricação do bolo no pote que foi distribuído ao longo do dia para os colaboradores.  

“Temos que reverenciar todos os colaboradores da Pró-Saúde. Eles trabalham aqui com vontade, com dignidade, prestam serviço de excelência e temos sempre que enaltecer profissionais assim”, ressaltou Francisco.  

Oportunidade de crescimento 

Para Márcia Suelley, a Pró-Saúde deu início na sua vida profissional. “Entrei para esse time como Jovem Aprendiz em 2011, aos 19 anos. A minha relação com esse hospital foi amor à primeira vista”, contou. 

Ao longo dos últimos dez anos, Márcia passou por vários setores, entre eles: o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), agendamento e Pronto-Socorro, o que considera enriquecedor. “Além de adquirir conhecimento em várias áreas do Yutaka, eu fiz muitas amizades sinceras e que me motivam a cada dia”, relatou com alegria.  

“Essas amizades foram importantes para a conquista de um grande sonho de criança. Não foi fácil e agora eu consegui. É com imensa alegria que compartilho com vocês que me graduo em Engenharia Civil no primeiro semestre deste ano”, finalizou.  

Humanização nos serviços 

A adoção de práticas de humanização no Hospital Yutaka Takeda (HYT) representam uma importante e fundamental iniciativa para acolher com respeito, cordialidade e igualdade todos os seus usuários e colaboradores. 

Entre os projetos de humanização do hospital estão o Crescer, que estimula a consciência ambiental de usuários do HYT, por meio da oferta de uma muda de árvore para família de cada bebê nascido na unidade. A iniciativa acontece em parceria com a empresa Vale, que doa mensalmente as mudas. 

“Durante esses cinco anos de Pró-Saúde tive a oportunidade de crescer como profissional e pessoa, e também de contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores e promoção da humanização hospitalar”, contou a analista de Recursos Humanos e presidente da Comissão de Humanização do Yutaka, Lorena Lopes. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/HYT 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil