Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 10:02
09/12/2021 as 14:40 | Por Redação |
Com exigência de vacina, IV Corrida da Ufopa reúne cerca de 300 atletas
Competição teve corredores da sede e dos campi fora de sede
Fotografo: Maria Lúcia Morais /Ascom Ufopa
Grupo Pernas Solidárias aguarda a largada da IV Corrida da Ufopa/2021

Ocorrida na manhã desta quarta-feira, 8 de dezembro, feriado municipal, a IV Corrida da Ufopa reuniu cerca de 300 atletas. Na frente, largou o grupo do projeto Pernas Solidárias (Corredores Tapajós) formado por cadeirantes que são ajudados por corredores voluntários.    

 

A prova com percurso de 6 km foi disputada nas ruas do entorno da Unidade Tapajós e teve duração de 1h06, tempo em que o último inscrito cruzou a linha de chegada. 

 

Apresentando ótima forma, o reitor Hugo Alex Diniz conquistou o 1º lugar na categoria servidor masculino. Na categoria servidor feminino o primeiro foi lugar foi de Kellen Ávila. O primeiro lugar geral na categoria comunidade masculino ficou com o atleta Antonio Cosmo. Na catageria comunidade feminino o primeiro lugar foi Najara Lima dos Santos. 

 

/media/file/site/ufopa/imagens/2021/d8f2f00bf52271881074b487e11abddd.jpg

Reitor Hugo Diniz (centro) primeiro lugar na categoria servidores masculino – Foto de Maria Lúcia Morais (Ascom/Ufopa) 

 

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Fabriciana Guimarães, que fez questão de cumprir o percurso, destaca a importância desse tipo de evento para a saúde física e mental dos servidores. “Esta IV corrida demostra o quanto é importante o estímulo a esse tipo de atividade, tanto para os nossos servidores quanto para toda a nossa comunidade externa. Incentivar o esporte em meio a essa pandemia é fazer com que melhore a saúde física e mental de todas as pessoas nos rodeiam”, concluiu. Ela reconheceu que a atividade física melhorou a  própria saúde física  e mental e fez um convite: “Movimente-se, pratique esporte: isso é fundamental para o seu dia-a-dia e para a melhora de todas as suas outras atividades”.      

 

Um dos responsáveis pela organização do evento, o coordenador de Esporte e Lazer (Proges/Ufopa) Jones Pedroso contextualizou a competição. “Esta corrida faz parte do I Circuito Esportivo da Ufopa, que iniciou domingo passado com o desafio de natação em águas abertas no Rio Tapajós, hoje a [realização] da IV Corrida com [percurso] de 6km e finaliza no sábado que vem, dia 11 de dezembro, com o I Desafio de Ciclismo que vai ser em alusão, tanto aos 12 anos da Ufopa como [também] às comemorações dos 8 anos da Fazenda Experimental, por conta disso será naquela área da fazenda e nas ruas vicinais para prestigiar aquela população que mora ao redor da fazenda”, lembrou.   

 

Participaram desta competição, alunos, servidores (técnicos e professores), além de pessoas da comunidade externa. Entre os discentes, destaca-se a presença de alunos dos campi fora de sede que receberam auxílio financeiro para estar na competição. 

 

Pela primeira vez em uma corrida presencial Madson Alan de Jesus Costa, 24 anos, que cursa o 8º semenstre de Administração (Campus Alenquer) conquistou o terceiro lugar na categoria discentes masculino. Ele participa de um projeto social que oferta aulas de Jiu Jitsu, em Alenquer  e vai participar, em breve, de uma competição na cidade de Manaus. Para ele, a corrida foi um treino para ganhar condicionamento. “Mesmo sem treinar muito por causa dos estudos consegui fazer uma boa prova”, comemorou. Ele foi um dos 12 discentes do Campus Alenquer que vieram para  Santarém com bolsa de auxílio financeiro para participar da IV Corrida da Ufopa.    

   

De Alenquer veio também o servidor Robson Pinheiro Guimarães. “Dentro da Ufopa eu aprendi a participar de eventos esportivos e recomendo a todos os meus colegas servidores que se preparem para que, ano que vem, a gente possa vir com mais gente para cá”, afirmou.

 

   

Aluno do 8º período do curso de Engenharia Civil (Campus Itaituba) Rodrigo Daniel de Miranda Matos, 21 anos, ressalta a importância da retomada da prática esportiva na pandemia e também do auxílio financeiro para sua participação na IV corrida. “Esse tipo de evento está me incentivando a praticar algum tipo de esporte. Nessa pandemia, tivemos muitas restrições para sair de casa e essa corrida foi um incentivo para eu ir voltando aos poucos e chegar ao que era antes na minha condição física”. Ele afirmou ainda que o auxílio financeiro ajudou a driblar as dificuldades de transporte para chegar até aqui.    

 

 /media/file/site/ufopa/imagens/2021/91b768763b70f96acd6807702145a206.jpg

Grupo de servidores que participaram da IV Corrida – Foto de Maria Lúcia Morais (Ascom/Ufopa) 

 

Para a Pró-Reitora de Administração e também atleta amadora Sofia Rabelo que estava entre os corredores, “a corrida me ajuda a ganhar condicionamento físico para enfrentar as escadarias BMT”, disse referindo-se à rotina para chegar até seu local de trabalho.   

 

Quem também esteve presente na IV corrida da Ufopa foi a reitora eleita profa Aldenize Xavier que decidiu se arriscar numa competição de corrida, pela primeira vez. Ela cumpriu todo o percurso de 6km e foi bastante aplaudida na chegada. 

 

 

Por: Lenne Santos/Comunicação Ufopa 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil