Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Terça-Feira, 09 de Março de 2021 - 11:04
19/02/2021 as 16:06 | Por Redação | 195
Com apoio da Norte Energia, indígenas do Médio Xingu receberão 2ª dose da vacina contra a Covid-19
Organizada pelo DSEI Altamira, a 2ª fase de vacinação contará com apoio logístico da operadora da UHE Belo Monte
Fotografo: Reprodução
Ação atenderá mais de 1,7 mil indígenas aldeados que já tomaram a primeira dose

Com o início da segunda etapa da campanha de imunização contra à covid-19, indígenas do Médio Xingu, no sudoeste paraense, receberão a nova dose da vacina nos próximos dias. O imunizante começou a ser enviado na manhã de quinta-feira (18), de Altamira, e segue sendo distribuído até sábado (20) por rios e estradas da região. A ação, organizada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Altamira – e que conta com o apoio logístico da Norte Energia, empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte - atenderá mais de 1,7 mil indígenas aldeados que já tomaram a primeira dose. 

Assim como na primeira fase, a Norte Energia disponibilizou ao DSEI cinco voadeiras e quatro caminhonetes, além do combustível para transportar as vacinas contra à Covid-19 num trajeto que percorrerá 84 aldeias indígenas da região, além da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Altamira. 

Segundo o coordenador do DSEI, João Caramuru, com o apoio da Norte Energia, a vacinação marca um novo momento da atenção à saúde indígena na região no contexto da pandemia. “Sem o apoio da Norte Energia a gente jamais conseguiria sucesso no processo de imunização. Vale destacar que estamos levando uma quantidade a mais do imunizante para contemplar os indígenas que não foram vacinados na primeira etapa”, destacou o gestor. 

“A expectativa está muito boa. Esperamos finalizar o trabalho, que está sendo árduo, mas muito gratificante”, disse o enfermeiro Michel Almeida, de 33 anos, que se preparava para seguir viagem rumo às aldeias da região. 

A gerente de Assuntos Indígenas da Norte Energia, Nina Fassarella, ressaltou que o apoio reforça o compromisso da empresa para a melhoria das condições de atendimento na área da saúde em todo o Médio Xingu. “A Norte Energia registra sua imensa satisfação em apoiar esta campanha de vacinação da população indígena e reafirma total empenho de suas equipes no suporte a essa missão histórica, que enseja passos decisivos para a retomada da normalidade, na superação da pandemia da Covid-19 “, informou. 

Fonte: Portal Santarém e Tiago Furtado/Norte Energia 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil