Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 07:46
15/05/2020 as 13:31 | Por Redação |
Colheita da Soja 2019/2020 em Santarém atingiu 90% da área plantada
Expectativa da Comissão de Agricultura do Sirsan é que os trabalhos terminem até o final do mês de maio
Fotografo: Reprodução
Chuvas prolongadas desafiaram os produtores, que ainda assim conseguiram manter boa produtividade

A colheita da soja se encaminha para o final da safra no Polo Tapajós de Grãos, no Oeste do Pará. A região formada pelos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, teve 75 mil hectares cultivados com o grão. Desse total, 90% da área já foi colhida e a expectativa da Comissão de Agricultura do Sindicato Rural de Santarém (Sirsan) é que os trabalhos terminem até o final do mês de maio.

A semeadura teve início na primeira quinzena de dezembro, obedecendo a janela produtiva estabelecida para a Amazônia. Com cultivares plantados com ciclo de 90 a 120 dias, a colheita começou pelas lavouras do município de Belterra, no núcleo da BR 163.

Apesar de alguns problemas climáticos, haja vista que choveu acima do previsto para a região, os produtores tiveram uma boa safra, obtendo 53 sacas por hectare (3.180 kg de grão por ha). A média de preço da saca ficou em R$ 80,00, sendo o destino final da oleaginosa quatro empresas compradoras: uma multinacional graneleira, duas de grãos e insumos e um frigorífico de abate de frangos.

Praticamente todas as propriedades do Polo Tapajós de grãos utilizaram na Safra 2019/2020 o plantio direto, com uma boa palhada para proteger o solo e garantir o armazenamento de água por mais tempo. De acordo com levantamento feito pelo Sirsan, o investimento dos produtores em adubação, sanidade das plantas, sementes de qualidade e equipamentos de alto padrão, tem contribuído incisivamente para a produtividade recorrente nos últimos anos.

Fotos e texto: Dannie Oliveira/Sirsan

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil