Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 09:05
27/08/2021 as 17:41 | Por Redação |
Colaboradores do HMS e UPA são incentivados a denunciar casos de violência doméstica
Organizada pelo setor psicossocial das duas Unidades, a ação incentivou os participantes a denunciarem todo tipo de agressão
Fotografo: Reprodução
A ação foi realizada pela equipe do psicossocial em parceria com a Fundação ParáPaz

A equipe multiprofissional do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas participaram ontem e hoje, 27 de agosto, de uma programação que levou informações sobre violência doméstica, em referência ao Agosto Lilás. A palestra foi realizada pela coordenadora do ParáPaz, Maria de Castro, esclareceu sobre as formas de violência contra a mulher – física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. Organizada pelo setor psicossocial das duas Unidades, a ação incentivou os participantes a denunciarem todo tipo de agressão. 

Na oportunidade, a coordenadora esclareceu também sobre como receber ajuda em situações de violência, entre elas, a de assistência às vítimas, procedimentos processuais, atuação do Ministério Público e do Judiciário e medidas protetivas de urgência. 

“Nós explicamos para as trabalhadoras e trabalhadores das Unidades de saúde quais as situações vividas por alguém que sofre violência doméstica. Infelizmente, existem mulheres que não percebem quando estão vivendo violência psicológica, por exemplo. O nosso objetivo é informar sobre as possibilidades de se defender e como procurar ajuda. Esses profissionais podem ser multiplicadores e orientar os colegas de trabalho e quem sabe até dos pacientes”, explicou Maria. 

Para a psicóloga do HMS, Lígia Ferreira, a ação tem como objetivo alertar as mulheres e até homens sobre os sinais da violência, mesmo que em situações consideradas simples. Segundo ela, durante a pandemia os índices de agressão cresceram e muitos casos a ajuda da delegacia partiu de parentes ou vizinhos. 

“Nos dois hospitais temos mais de 700 profissionais e não sabemos quem pode estar vivendo violência dentro de casa ou até mesmo que tem conhecimento de alguém que esteja sofrendo, queremos que as informações repassadas hoje os motivem a ajudarem ou serem ajudados”, disse. 

Maria de Castro informou os canais e local para realizar as denúncias, que são elas: 190 (NIOP), 180 (atendimento nacional), ou comparecer na delegacia da mulher do município para denunciar de forma direta ou anônima. 

A campanha “Agosto Lilás” tem o objetivo de divulgar, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o fim da violência de gênero e ocorre durante o mês de agosto em alusão à Lei Maria da Penha, que completou 15 anos no último dia 07. 

Por: Natashia Santana/HMS e UPA 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil