Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 14:55
24/11/2019 as 07:06 | Por Da Redação |
Círio da Conceição reuniu 200 mil pessoas em Santarém
Este ano será o Círio 101, que foi comandado pelo Arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman
Fotografo: Bena Santana
Procissão percorreu várias ruas da cidade até a chegada no elevado da Praça da Matriz

Uma multidão de pessoas caminhou no domingo, 24, nas principais ruas da área central de Santarém, oeste do Pará, no Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Com o tema intitulado: “Maria, Nossa Mãe”, o Círio de número 101, atraiu fiéis de Santarém, de outras cidades do oeste do Pará e da região Norte do Brasil.

A programação começou às 6h, com a Missa dos Cordeiros, na Igreja de São Sebastião. Por volta de 7h, foi dado o início da grande manifestação de fé e devoção da padroeira da Arquidiocese de Santarém.

Durante quatro horas, os romeiros caminharam pelo tradicional trajeto do Círio: Rua dos Artistas, Avenida São Sebastião, Avenida Cuiabá, Avenida Tapajós, até o elevado da Praça da Matriz, onde ocorreu a Santa Missa. Segundo a coordenação, este ano 200 mil pessoas participaram da caminhada. A coordenação informou, ainda, que foram realizadas 25 homenagens a Nossa Senhora da Conceição, ao longo do trajeto.

GRAÇA ALCANÇADA

Para agradecer as graças alcançadas por intersecção de Nossa Senhora da Conceição, a dona de casa, Célia Melo, caminhou cerca de 7 quilômetros do trajeto do Círio, carregando uma miniatura de casa, sobre sua cabeça.

"Está completando três anos que eu consegui a minha casa. Por isso, eu só tenho a agradecer a Virgem da Conceição. Hoje, é um momento de bênçãos para todo o povo cristão do oeste do Pará", declarou a romeira.

CORDEIROS

Ainda na noite de sábado, 23, um grupo de promesseiros se concentrou próximo a Praça de São Sebastião. Eles passaram a noite em vigília se preparando para o grande Círio. O objetivo do grupo foi conseguir um espaço para caminhar na corda que protege a berlinda. Para eles, o momento representa andar de mãos dadas com a Virgem da Conceição. De acordo com a coordenação, a corda é feita de sisal, pesa quase 300 quilos, tem 200 metros de comprimento e, é carregada por aproximadamente 3 mil pessoas.

Durante o trajeto várias manifestações de fé foram prestadas à virgem Santa. Este ano o Círio 101 foi comandada pelo Arcebispo Dom Irineu Romam, após o Papa Francisco transformar a Diocese de Santarém em Arquidiocese.

TRASLADO: A trasladação do Círio 101 de Nossa Senhora da Conceição aconteceu no sábado, 23 de novembro. Este ano o traslado foi diferente. A programação iniciou com a Celebração Eucarística, às 18h, na Catedral e a procissão saiu às 19h com o seguinte trajeto: Rua Siqueira Campos, Trav. Monsenhor Gregório, Av. Tapajós, contorno na Praça Tiradentes, Trav. Barjonas de Miranda, Av. Rui Barbosa, Trav. Inácio Corrêa, Rua Coronel Joaquim Braga, Rua dos Artistas e encerrou na Igreja São Sebastião. Não teve Missa na chegada. No trajeto aconteceram 25 homenagens. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, cerca de 10 mil pessoas participaram do Traslado do Círio 101 de Nossa senhora da Conceição.

OUTRAS PROGRAMAÇÕES REALIZADAS

4ª Moto Romaria do Círio

A 4ª Moto Romaria do Círio foi realizada na sexta-feira, 15 de novembro. Ela foi criada para que os motoqueiros possam prestar sua homenagem acompanhando a imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas da cidade. A concentração da Moto Romaria iniciou às 17h em frente à Igreja Santíssimo Sacramento, bairro Santíssimo, e saiu às 18h encerrando no elevado da Praça da Matriz.  Teve o seguinte trajeto: Av. Marabá, Trav. José Agostinho, Av. Elinaldo Barbosa, Av. Curuá-Una Av. Moaçara, Av. Sérgio Hen, Av. Crisântemo, Av. Silva Jardim, Av. Marechal Rondon, Av. Barão do Rio Branco, Av. Mendonça Furtado, Av. Cuiabá, Av. São Sebastião, Trav. Barjonas de Miranda (Contorno na Praça Tiradentes) e Av. Tapajós (Elevado da Matriz).

4ª Ciclo Romaria do Círio

A 4ª Ciclo Romaria do Círio ocorreu na sexta-feira, 15, saindo às 18h do Parque da Cidade, com os devotos acompanhando em suas bicicletas a imagem da Virgem de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Santarém até o elevado da Praça da Matriz. A concentração da Romaria iniciou às 17h na Rua do Parque da Cidade. Trajeto da 4ª Ciclo Romaria: Rua do Parque da Cidade, Av. Barão do Rio Branco, Av. Sérgio Henn, Av. Bartolomeu de Gusmão, Av. Irurá, Av. Magalhães Barata (Rodagem), Av. Presidente Vargas, Av. São Sebastião. Av. Barão do Rio Branco, Rua Siqueira Campos, Trav. Monsenhor Gregório e Av. Tapajós (elevado da Matriz).

4ª Remaria do Círio

Antecedendo ao Círio 101 de Nossa Senhora da Conceição, no sábado, 16, houve a 4ª Remaria do Círio. Esta romaria no Rio Tapajós saiu às 17h da Praia do Maracanã e encerrou na frente da escadaria da Praça da Matriz.

Círio das Crianças

O tradicional Círio das Crianças, que está em sua 13ª edição, ocorreu no domingo, 17 de novembro, saindo às 7h da Pastoral do Menor Centro e encerrou na Praça da Matriz. A concentração iniciou às 6h, e na ocasião foram coletados alimentos não perecíveis para a Campanha Natal Sem Fome. O Círio das Crianças teve o seguintetrajeto: Rua Afonso Pena, Av. Bartolomeu de Gusmão, Trav. Moraes Sarmento, Av. Mendonça Furtado, Av. Barão do Rio Branco, Rua Siqueira Campos, Trav. Monsenhor Gregório e Av. Tapajós.

35ª Corrida do Círio

Fazendo parte da programação das Festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Santarém, no domingo, 17, ocorreu a 35ª Corrida do Círio. Um percurso de 7 km. A largada aconteceu às 18h30 de frente da praça da Matriz. O evento é uma promoção da Rádio Rural de Santarém em parceria com a empresa Crono. A 35ª Corrida do Círio teve o seguinte trajeto: Av. Tapajós, Adriano Pimentel, Av. Nazaré, Av. Rui Barbosa, Trav. Luís Barbosa, Av. São Sebastião, Trav. Joaquim da Costa Pereira (antiga 15 de Novembro), Av. Tapajós até a Praça da Matriz.

Exposição Fotográfica de 200 anos de Dedicação da Catedral

A Abertura da Exposição fotográfica dos 200 anos de Dedicação da Catedral de Nossa Senhora da Conceição e Centenário do Círio aconteceu no domingo, 17 de novembro, na Igreja Matriz, às 19h. A programação iniciou com a Missa Solene de Dedicação e depois teve a exposição fotográfica dentro da igreja com panfletos explicativos de cada imagem. Esta exposição ficará na Catedral durante toda a festa.

PONTOS DE COLETA: Os caminhantes terão, ao longo percurso do Círio de Nossa Senhora Conceição, pontos de coleta para pets e copos descartáveis que podem ser reaproveitados. A iniciativa partiu da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em parceria com a Cooperativa de Reciclagem de Santarém (Coopresan).

Segundo o educador ambiental Rondinely Vieira, com a aglomeração de pessoas muitos resíduos de plástico são jogados pelas ruas, aumentando de forma considerável a produção de lixo que pode acabar sujando as ruas, entupindo bueiros e até chegar aos rios, criando um impacto ambiental altamente negativo.

O plástico é 100% reciclável e pode ajudar na geração de emprego e renda. Em Santarém, em média um reciclador pode vender o quilo do plástico por R$ 2,00. O produto é comprado por empresas de Anápolis (GO).

Os coletores são estruturas montadas a partir de camburões que seriam descartados. No percurso do Círio 2019 ficarão distribuídos nas proximidades dos seguintes pontos: Cruzamento da Av. Silvia Jardim com Av. São Sebastião; Igreja de Fátima; Cruzamento da Av. São Sebastião com Av. Cuiabá; Cruzamento da Av. Cuiabá com Av. Tapajós; Orla (próximo ao Mercado Modelo) e Praça da Matriz.

Fonte: Portal Santarém, com foto de Bena Santana.

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil