Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 17:08
09/09/2021 as 09:38 | Por Redação |
Círio 2021 - Exposição dos carros de promessa
Iniciativa visa dar a oportunidade para a população conhecer mais de perto estes símbolos do Círio
Fotografo: Reprodução
Exposição acontece de 10 setembro a 24 de outubro, na Praça Santuário, das 08 às 22h

Desde 2015, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza uma breve exposição dos carros de promessa, em frente à Basílica Santuário, antes do transporte para o balcão da CDP. Desde o ano passado, por conta das mudanças na realização do Círio, não haverá este transporte. Pensando em manter a tradição, a DFN retorna com a exposição de alguns carros na Praça Santuário, a partir desta sexta, dia 10, ficando até o final da festividade do Círio, em 24 de outubro. A iniciativa visa dar a oportunidade para a população conhecer mais de perto estes símbolos do Círio e, excepcionalmente este ano, para que os devotos possam depositar seus objetos de promessa, os ex-votos, que serão recolhidos diariamente e encaminhados para a Basílica Santuário. 

A DFN fará o transporte dos carros para a Praça nesta sexta, dia 10 de setembro, a partir das 19h, com apoio da Guarda de Nazaré. 

Carros em exposição: Barca com Remos e Barca Portuguesa.  

Integram o conjunto de carros do Círio de Nazaré, além da Berlinda: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas e Carro da Sagrada Família, além de quatro Carros dos Anjos, que são conduzidos pela Catequese da Basílica Santuário de Nazaré.  

Um pouco da história- O primeiro carro de promessa a ser inserido no Círio lembra o milagre acontecido em 1182 com Dom Fuas Roupinho, fidalgo português, que esteve prestes a despencar num abismo com seu cavalo. Ele recorreu a Nossa Senhora de Nazaré e foi salvo. E foi a Rainha de Portugal, Dona Maria I, que ordenou a inserção deste carro na grande procissão, em 1805.  

O Círio 2021 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. 

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, ReinafarmaEsamazAlubar, Unimed Belém, Alubar Metais,  Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Vale e Gráfica Miriti. 

Como apoiadores master Bradesco, Imerys Rio Capim, Equatorial Energia, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, UniodontoEngeterraCitroparFaepaMape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima PetrolaRommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama e Jefferson. 

Fonte: Portal Santarém e Agência Eko 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil