Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 18:53
16/09/2021 as 08:04 | Por Redação |
Círio 2021 - Diretoria da Festa lança campanha Decore a Berlinda
No dia 09 de outubro, a partir das 19h30, todos poderão assistir a live de decoração da Berlinda, através das redes sociais
Fotografo: Reprodução
A berlinda começou a ser utilizada no Círio a partir de 1882, por sugestão do Bispo Dom Macêdo Costa

Com o objetivo de arrecadar valores para o custeio da ornamentação da Berlinda e todas as celebrações do Círio 2021, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) lança a campanha Decore a Berlinda. Através do site https://berlinda.lojinhadocirio.com.br/, os devotos poderão contribuir com valores em pix ou cartão de crédito e receberão, ao final da contribuição, um Diploma de Reconhecimento pela doação. E no dia 09 de outubro, a partir das 19h30, todos poderão assistir a live de decoração da Berlinda, através das redes sociais. 

“Em 2020, pela primeira vez na história do Círio, a decoração da Berlinda foi feita ao vivo e com transmissão pelos veículos oficiais do Círio, assim também acontecerá este ano, só que agora com a inovação de que os fiéis poderão ajudar nesta ornamentação, através das doações, e também nas demais ornamentações dos eventos do Círio 2021”, destaca Albano Martins, coordenador da DFN. 

História 

A berlinda começou a ser utilizada no Círio a partir de 1882, por sugestão do Bispo Dom Macêdo Costa. Até então a imagem era conduzida no colo pelo capelão do Palácio do Governo, como era tradição desde o primeiro Círio, em um palanquim, uma espécie de liteira fechada, presa a um varal levado no ombro por quatro ou seis homens, veículo comumente utilizado na época por pessoas abastadas e autoridades. A partir da utilização da berlinda, puxada por cavalos, a imagem passou a ser levada sozinha. 

Em 1885, foi introduzida a corda. No ano de 1926, entre as diversas mudanças sugeridas pelo então Arcebispo de Belém, Dom João Irineu Joffily, a berlinda foi substituída por um andor e assim permaneceu até o Círio de 1930, quando retornou. A berlinda atual é a quinta da história. Foi confeccionada em 1964, pelo escultor João Pinto. Ela tem estilo barroco e foi produzida em cedro vermelho. Conforme a tradição, é ornamentada com flores naturais, sendo utilizada no Círio e na Trasladação. 

Para as demais romarias oficiais são utilizadas berlindas menores e mais simples, com exceção da Romaria das Crianças e da Procissão da Festa, quando é utilizado o nicho onde a imagem era colocada no presbitério da Basílica (tradição que permaneceu desde a entronização da imagem original até o Concílio Vaticano II), colocado em um andor com rodas. No Recírio a imagem é levada em um andor nos ombros. Em 2012, a berlinda passou por uma reestruturação, quando foi inserida uma nova cobertura de folhas de ouro. A reforma envolveu também a implantação de um moderno sistema de iluminação em fibra óptica, com luz branca no interior, representando a paz e a pureza de Nossa Senhora de Nazaré, e amarela na parte exterior, evidenciando os detalhes da estrutura. 

O Círio 2021 

O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém. 

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Banpará (Master), Belágua (Grupo Simões), Hospital Cynthya Charone, Hospital Porto Dias, ReinafarmaEsamazAlubar, Unimed Belém, Alubar Metais, Grand Mercure Belém Hotel, Sicoob, Vale e Gráfica Miriti. 

Como apoiadores master Bradesco, Imerys Rio Capim, Equatorial Energia, Tramontina e Refrigerantes Cerpa. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, UniodontoEngeterraCitroparFaepaMape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Prime Residencial, Nossa Água, CN Produções, Preserve Sol. de Resíduos, Baglioli Dammski, Bulhões, Aqualand Park, Aço Belém, Atan Engenharia, Círculo Engenharia e Construção, Fátima PetrolaRommanel, Rogam, Café Santa Clara, Unama e Jefferson. 

Por: Rosana Pinto/ Agência Eko 

Fonte: Portal Santarém   

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil