Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 19:11
04/11/2019 as 08:47 | Por Da Redação |
Circo leva alegria para crianças em tratamento no Hospital Regional de Santarém
Jardim de entrada do HRBA se transformou em um picadeiro, com várias apresentações
Fotografo: Reprodução
Crianças estão em diferentes tipos de tratamento, receberam a visita especial do Mirage Circus

Muitas cores, alegria e gargalhadas marcaram a manhã de diversas crianças no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, na semana passada. Os pequenos estão em diferentes tipos de tratamento, inclusive contra o câncer, e receberam a visita especial do Mirage Circus. O jardim de entrada da unidade se transformou em um picadeiro, com apresentação de malabaristas, equilibristas, mágico e palhaço.

Organizada pela equipe de Enfermagem, em conjunto com o Grupo de Trabalho e Humanização do HRBA, unidade do Governo do Pará gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, a atividade contribui com a minimização do estresse, além de motivar os pacientes que precisam passar longos períodos no hospital, auxiliando também na adesão ao tratamento. “Nosso objetivo maior é resgatar a alegria dessas crianças que são atendidas, principalmente as que precisam ficar internadas por um bom tempo, em tratamento oncológico, por exemplo. Esse vínculo de alegria reduz o estresse e influencia positivamente na melhora do quadro clínico”, explicou a enfermeira Lia Mara Couto, supervisora da UTI e da Clínica Pediátrica.

A pequena Ana Flávia, de 2 anos e 8 meses, é paciente residente da unidade e enfrenta uma rotina incomum para sua idade. Com ações de humanização como esta, além de sair do ambiente hospitalar, ela pode fortalecer o vínculo familiar, revendo os dois irmãozinhos. “Como moramos longe, em uma comunidade de várzea, são duas horas de viagem, então eles vêm em momentos especiais. Eles ficam muito contentes quando veem a Ana Flávia e ela também. Fora que nunca foram ao circo, e se divertiram muito com o palhaço e as brincadeiras”, conta Isaura Vidal Costa, mãe da paciente.

Os filhos dos colaboradores do hospital também participaram da programação, o que possibilitou um momento de integração e alegria com os pacientes.

O espetáculo foi realizado pelos artistas do Mirage Circus. Em pouco mais de uma hora de apresentação, as atrações tiraram boas gargalhadas da plateia, composta por pacientes, acompanhantes e colaboradores. “Para nós é uma emoção muito grande poder trazer um pedacinho do circo para dentro do hospital. Divertir essa criançada é uma gratidão”, disse Nilson Gatica, que representa o palhaço Chuvisco, considerado um dos melhores do Brasil.

Para o diretor Técnico do hospital, Epifanio Pereira, é uma preocupação constante da equipe proporcionar momentos fora dos leitos, que auxiliam na melhora dos pacientes. “O trabalho de humanização dentro do hospital é muito importante, porque muitas vezes tratamos pacientes que precisam passar um longo período internados. Essa rotina hospitalar pode ser bastante desanimadora. Oferecer essas atividades ajuda a entusiasmar e levantar o astral, conseguindo inclusive melhorar o quadro clínico. Essas parcerias são ótimas porque trazem alegria para as nossas crianças”, conclui.

SOBRE O HRBA

O HRBA é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. A unidade é referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer, é especializada em casos de média e alta complexidades, reconhecida como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. No Norte do Brasil, foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, em 2015, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial. Em 2018, a unidade foi recertificada pela ONA. Com informações e foto de Karla Lima/HRBA.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil