Fotografo: Reprodução
...
Novos equipamentos devem entrar em funcionamento até o fim do mês de outubro

O Centro de Nefrologia do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo em Santarém receberá novas máquinas de hemodiálise. A entrega acontece nesta quinta-feira (15) às 12 horas, no prédio localizado na Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Santa Clara. Os novos equipamentos serão montados nos próximos dias e devem entrar em funcionamento até o fim do mês de outubro. 
O Centro de Nefrologia conta com 10 máquinas de hemodiálise funcionando e agora terá outras 6, sendo 5 destinadas para a abertura de 30 novas vagas e outra que deve ficar de reserva. As novas vagas devem desafogar as demandas do Hospital Municipal e para alguns pacientes que fazem a hemodiálise duas vezes por semana. O ideal é que cada paciente possa fazer a sessões três vezes por semana. 
A entrega das novas máquinas é mais uma etapa das melhorias promovidas com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Em setembro, a unidade já havia recebido 5 poltronas novas e outras 5 devem ser entregues em breve, substituindo as antigas, que não eram trocadas desde 2005. As novas poltronas proporcionam mais conforto aos pacientes durante o procedimento que dura em média 4 horas. 
Fonte: Portal Santarém e Weldon Luciano/Semsa/PMS