Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 01:52
22/11/2020 as 08:09 | Por Redação |
Católicos santarenos reverenciam sua Padroeira, Nossa Sra. da Conceição
No sábado, dia 21, aconteceu a trasladação, em carreta, da imagem da Santa até a Igreja Cristo Salvador, no Residencial Salvação
Fotografo: Bena Santana
Círio acontece em forma de carreata, na manhã deste domingo, dia 22

Os católicos santarenos prestam homenagem, neste domingo, 22 de novembro, à sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição, quando acontece o Círio 102, com o tema “Maria, a Servidora do Senhor”.
Com a pandemia que se proliferou pelo mundo todo, esse ano não haverá a tradicional procissão pelas ruas da cidade, com romeiros, somente em forma de carreata.
A programação começou na sexta-feira (20), com a realiação da 8ª Romaria dos Órgãos de Segurança e Proteção Social de Santarém (carreata), quando aconteceu, às 18 horas, Missa no elevado da Igreja Matriz. No sábado, dia 21, apesar de muita chuva na cidade, aconteceu a trasladação, em carreta, da imagem da Santa até a Igreja Cristo Salvador, no Residencial Salvação. Na chegada houve uma bênção aos fiéis e aos cordeiros. Com a chuva, muitas ruas ficaram intrafegáveis, o trajeto da Transladação/Carreata teve uma mudança, e a imagem da Santa chegou 15 minutos para às 23 horas na Igreja Cristo Salvador. 
Neste domingo, 22 de novembro, o CÍRIO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (carreata), teve concentração na Igreja Cristo Salvador – Residencial Salvação, com Missa e logo após saída da carreata, tendo como chegada o Elevado da Praça da Matriz, com bênção dos carros. 
Como é tradicional a corda ao redor da berlinda, este ano ela ficará exposta ao redor da área externa da Igreja Cristo Salvador. Os cordeiros estiveram em oração durante toda a noite (sábado para domingo), com o distanciamento social. A corda está sendo levada no Círio em um veículo aberto, até a Catedral de Santarém.
Trajeto do Círio: Saída da Igreja Cristo Salvador, Av. Pardal, Rua 21, Av. Cardeal, Rua 1, Av. Pireli, Av. Olavo Bilac, Rua Resistência, Av. Fernando Guilhon, Av. João 23, Av. Bartolomeu de Gusmão, Av. Jasmim, Trav. Natal,  Av. Marajoara, Av. Sérgio Henn, Av. Moaçara, Trav. Dom Frederico Costa, Av. Pedro Gentil, Av. Gonçalves Dias, Rua Altamira, Trav. Rosa Passos, Av. Marabá, Av. Curuá-Una, Av. Mendonça Furtado, Av. Rui Barbosa, Av. Cuiabá, Av. Tapajós, Trav. 2 de Junho, Rua 24 de Outubro, Trav. Benedito Magalhães, Av. Tapajós até a Catedral Metropolitana de Santarém.
Programação transmitida pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação.
Na quinta-feira, dia 03 de dezembro, será realizada a Trasladação da Caminhada de Fé com Maria, também em forma de carreata. Nesse dia a equipe responsável da Caminhada de Fé com Maria fará a trasladação da imagem de Nossa Senhora em carreata para a Paróquia de Santo Antônio de Pádua, município de Mojuí dos Campos. A saída da iagem da Santa será às 18h, da Igreja N. Sra. Aparecida, bairro Aparecida. Na chegada em Mojuí, haverá Celebração Eucarística.
No domingo, dia 06 de dezembro, acontecerá a Caminhada de Fé com Maria (carreata), com Alvorada às 05 horas, e às 06 horas será a saída da Carreata de Mojuí dos Campos, após bênção dada pelo Arcebispo Dom Irineu Roman. Este ano não terá Vigília na Catedral e no elevado da Praça da Matriz, como de costume.
No dia 08 de dezembro, será o Dia da Festa de N. Sra. da Conceição, com Missa solene no Elevado da Praça da Matriz, às 07 horas da manhã. Às 19 horas acontecerá a Missa de encerramento da Festa no Elevado da Praça. Este ano também não hão haverá a tradicional procissão de encerramento da festa.
Programação Religiosa e Social
De 22 de novembro a 8 de dezembro haverá missa todas as noites, às 19h, no elevado da Praça da Matriz, e em seguida o arraial com venda de comidas típicas e apresentações musicais, sempre obedecendo às normas de segurança estabelecidas pelos órgãos de saúde. Será uma quantidade menor de barracas e não haverá a Barraca da Santa. O Leilão de Gado que estava agendado para ocorrer no dia 6 de dezembro, foi adiado para 2021. 
A Arquidiocese informou que as Missas serão transmitidas pelo Sistema Arquidiocesano de Comunicação. 
Fonte: Portal Santarém, com informações de Aritana Aguiar/Pascom




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil