Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Sexta-Feira, 04 de Dezembro de 2020 - 07:15
08/02/2020 as 08:45 | Por Da Redação | 765
Carnaval em Santarém e Alter do Chão será com muita segurança aos foliões
Governo e demais instituições definem ações para um carnaval 100% seguro em Santarém.
Fotografo: Reprodução
Ten. Cel. Tarcísio Costa , Comandante do 3º BPM, disse que 500 militares estarão atuando nas festas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretara Municipal de Cultura (Semc), já definiu a programação de carnaval: dias 22 e 25, na área urbana, e 23 e 24, na Vila de Alter do Chão Na cidade, o ponto da folia será na Praça de Eventos; já em Alter do Chão, o público terá duas opções: Lago dos Botos, para quem gosta do mela-mela na Praça Sete de Setembro, para quem curte a folia de cara limpa. Para garantir a segurança da festa, aproximadamente 1000 profissionais, entre servidores militares e civis, estarão envolvidos nesta operação.

Para o secretário municipal de cultura, Luís Alberto Figueira, o município, mais uma vez, tem a responsabilidade em oferecer condições para que o povo possa brincar o carnaval com segurança. "O maior compromisso da gestão, nesta grandiosa parceria dos órgãos de segurança, é com relação à vida das pessoas. Nos últimos anos temos tido um carnaval de paz, resultado da segurança integrada. Pelo município estaremos com a segurança desarmada, 150 na cidade e 150 no balneário por dia de evento”, explicou o titular da pasta.

O Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Tarcísio Costa, informou que será destinado para a programação oficial um efetivo com 500 militares. De acordo com o comandante, os policiais estarão distribuídos durante os quatro dias oficiais de folia.

"O nosso planejamento sempre está pautado para resguardar também o entretenimento seguro do público. O militares estarão a pé, em viatura, motocicletas e em áreas próximas de embarque e desembarque de passageiros para que o evento transcorra da melhor maneira possível. O diferencial da segurança de Santarém é a ação integrada com demais órgãos", ressaltou.

Pelo 4º Grupamento de Bombeiro Militar (4º GBM), as ações são de abrangência desde a fiscalização, liberação das estruturas como os palcos dos eventos ao serviço de guarda-vidas. 

A Capitania Fluvial de Santarém (CFS) vai destinar aproximadamente 50 militares ao evento. “O atendimento será 24 horas com ações ostensivas no período diurno nas áreas dos rios. No uso de lanchas e jet ski nas áreas de maior fluxo. Nas ações de fiscalização ao tráfego aquaviário e verificação de alcoolimetria dos condutores”, informou o representante da CFS, 1º Tenente Jadson de Oliveira.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) prestará apoio nas questões relacionadas à poluição sonora e verificação dos eventos, no que diz respeito ao cumprimento dos horários. Segundo o chefe de Fiscalização da Semma, Arlen Lemos, a equipe estará tanto na cidade, quanto na Vila de Alter do Chão.

"A equipe de fiscalização vai estar no balneário na lancha para facilitar a verificação de ações na área e em uma caminhonete”, completou.

Nova saída de ônibus para Alter do Chão

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) deve realizar a mudança do ponto de saída dos coletivos nos dias de carnaval em direção a Vila de Alter do Chão. Segundo a SMT, do  ponto habitual da Praça Tiradentes, a saída do coletivo será da Praça São Sebastião. De acordo com o titular da pasta, Paulo Jesus, o efetivo de agentes de fiscalização estará nos dois pontos e nos eventos na cidade e Vila de Alter do Chão.

Participaram, ainda, da reunião, representantes do 35º Batalhão de Polícia Militar (BPM); 2ª Companhia Independente de Missões Especiais da PM (2ª CIME); 5ª Vara da Infância e Juventude, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho de Desenvolvimento Comunitário e Assessoria Distrital da Vila de Alter do Chão.

Lembrete: Os carnavais tradicionais e alternativos de outros organizadores prosseguem em vários pontos do  município:  blocos em diferentes bairros, ainda tem  o tradicional Carnavelhinho da Libes, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), na segunda (24), das 19 às 23 horas, na Praça do Pescador e na quarta-feira (26), o bloco Só Fuleragem com percurso na área central da cidade. 

Programação do Carnaval  de Santarém: cidade e Vila de Alter do Chão

Cidade  - Praça de Eventos – Avenida Anysio Chaves

Sábado (22/02)

20h – Banda Auê

22h – Banda Quinta Dimensão

00h – Banda Amazon Beach 

Terça (25/02)

19h  - DJ Murilo Gonçalves

21h – Banda Ricardão

23h – Banda Warilou 

Vila de Alter do Chão  - Lago dos Botos e Praça Sete de Setembro 

Domingo  (23/02) 

Cara Limpa

Local: Praça Sete de Setembro – Orla de Alter do Chão

18h – Bloco Locais + Banda  Auê ( Carnaval Cara Limpa) 

Mela-Mela

Local: Lago dos Botos

20h -  Banda Gui Estouradão

22h-Banda Tapajoara 

Segunda-feira (24/02)

Cara Limpa

Local: Praça Sete de Setembro – Orla de Alter do Chão

18h – Blocos Locais + Banda Cintura Fina Punk 

Mela-Mela

Local: Lago dos Botos

20h – Banda Amazon Beach

22h – Banda Warilou

 Fonte: Portal Santarém e Alciane Ares/Agência Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil