Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 03:15
05/09/2021 as 07:15 | Por Redação |
Carlos Martins parabeniza HRBA e OPO Tapajós, pela Campanha Setembro Verde
Campanha tem como tema: “Converse com sua família. Doe órgãos. A vida precisa continuar”
Fotografo: Reprodução
Vereador informa que desde 2012, o HRBA é habilitado pelo Ministério da Saúde para captação múltipla de órgãos

O Vereador Carlos Martins (PT) apresentou moção de aplausos ao Hospital Regional do Baixo Amazonas e a OPO Tapajós (Organização de Procura de Órgãos) pela Campanha Setembro Verde, que tem como tema: “Converse com sua família. Doe órgãos. A vida precisa continuar”. 

Setembro Verde é o mês que busca a conscientização e a sensibilização da população sobre a importância dos transplantes de órgãos.  

Desde 2012, o Regional do Baixo Amazonas é habilitado pelo Ministério da Saúde para captação múltipla de órgãos. Neste período, até agosto de 2021, a unidade já realizou 39 captações que resultaram na doação de 138 órgãos. 

“A Unidade também é credenciada para realizar transplantes de rins desde novembro de 2016. Até o momento, o hospital já realizou 62 transplantes de rins, 36 dos quais de doadores vivos e 26 de doadores que vieram a óbito”, disse Carlos Martins. 

PROJETO DE LEI INSTITUI A SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA E DEPRESSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR 

O líder do PT na Câmara, vereador Carlos Martins (PT) protocolou nesta semana, Projeto de Lei que institui a semana municipal de conscientização e prevenção ao transtorno de ansiedade generalizada e depressão no ambiente escolar, que deve ocorrer anualmente na segunda semana de setembro.   

A Semana Municipal de conscientização e prevenção ao transtorno de ansiedade generalizada e depressão no ambiente escolar tem por finalidade o desenvolvimento de ações no sentido da prevenção e combate à ansiedade e depressão;  Fomentar a capacitação de todos os agentes educacionais, implementando no ambiente escolar ações preventivas;  Estimular o desenvolvimento de práticas restaurativas nos estabelecimentos de ensino que identificarem a violência física, psicológica e o bullying como desencadeadores de ansiedade e depressão;  Realizar ações educacionais que permitam a aproximação da escola com as famílias dos alunos.   

"O setembro amarelo tem sido muito importante para a prevenção do suicídio. Antigamente a ansiedade e a depressão eram menos comuns entre os jovens, realidade completamente diferente de hoje em dia. Infelizmente o brasil ainda é um país que tem uma taxa de suicídios muito grande, por isso a importância de acompanharmos e cuidarmos desses casos desde o início dos sintomas”, explicou Carlos Martins.  

Os transtornos de ansiedade, geralmente, são caracterizados por um sentimento de medo e preocupação excessiva. Na escola, os alunos podem se sentir ansiosos por ter que socializar com os colegas, cumprir prazos e tirar boas notas, ou ainda, por intimidações e agressões que possam sofrer, desencadeando os mais variados desequilíbrios sobre a saúde mental.   

A Semana Municipal de Conscientização e Prevenção ao Transtorno de Ansiedade Generalizada e Depressão no ambiente escolar será celebrada anualmente na segunda semana do mês de setembro, que coincidirá com o dia 10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/Vereador Carlos Martins (PT) 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil