Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Terça-Feira, 09 de Março de 2021 - 10:13
23/02/2021 as 07:48 | Por Redação | 192
Carlos Martins destaca importância de atenção básica de saúde em Santarém
Carlos Martins solicitou a construção de uma UPA 24h para atender os moradores da grande área do Santarenzinho, Maracanã, Juá e Residencial Salvação
Fotografo: Reprodução
Vereador solicita ampliação do atendimento de urgência e emergência

O vereador Dr. Carlos Martins (PT) solicitou na sessão de segunda-feira (22), a construção de uma UPA 24h para atender os moradores da grande área do Santarenzinho, Maracanã, Juá e Residencial Salvação. O requerimento apresentado pelo parlamentar na Câmara de vereadores, foi aprovado pela casa e gerou discussões pertinentes durante a sessão. 

“Nós estamos trazendo mais uma vez a pauta do Hospital de Campanha, e quem visita o Hospital de Campanha, verifica que ele é muito semelhante à uma UPA porque ele tem a necessidade de ter leitos clínicos, leitos de estabilização, e se nós, já tivéssemos em nosso município uma UPA 24h naquela região, provavelmente não estaríamos com tanta carência de leitos hoje em dia para o tratamento da covid. É necessário que se faça uma grande força política para que essa proposta saia do papel, para que realmente o Ministério da Saúde faça um convênio com nosso município para a construção dessa unidade, porque infelizmente há muito tempo já estamos precisando de mais essa UPA”, detalhou o vereador. 

A Unidade de Pronto atendimento 24h é um estabelecimento de saúde de complexidade intermediária situado entre a atenção básica de saúde e atenção hospitalar, implantada em locais estratégicos para a configuração das redes de atenção às urgências, em conformidade com a lógica de acolhimento de classificação de riscos. 

Foi aprovado também um outro requerimento de autoria do vereador, que solicita a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Pérola do Maicá. A falta de uma Unidade no local prejudica o acesso das famílias à atenção básica de saúde.   

“A atenção básica de saúde em Santarém precisa ser ampliada, porque o que a gente observa é que existem poucas unidades básicas para darem cobertura em todo nosso município. Nós temos um grande número de bairros e inúmeras comunidades, e grande parte deles ainda não estão assistidos por nenhuma UBS. Se nós não dermos importância para a atenção básica nós não vamos conseguir melhorar os indicadores de saúde em Santarém”, explicou Carlos Martins. 

Durante a sessão, também foi aprovado o requerimento apresentado na semana passada, em que o vereador solicitava medicamentos do “Programa Hiperdia” para a UBS do bairro Mapiri, que segundo os moradores, está sem ofertar o medicamento “losartana” há pelo menos 2 meses. 

“O programa Hiperdia tem o objetivo de cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos, a fim de que através do cuidado especial, haja o controle das doenças e garanta uma melhor qualidade de vida aos pacientes que necessitam dessas medicações”, finalizou Carlos Martins.   

Fonte: Portal Santarém e Ascom Vereador Dr. Carlos Martins (PT) 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil