Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 23:20
25/07/2019 as 13:28 | Por Da Redação |
Carlos Alberto: “Juruti nasceu pra ser grande”
Presidente da Câmara avalia atual situação política e econômica do Município
Fotografo: Reprodução
Segundo o vereador do DEM, hoje os municípios estão sucateados para se auto sustentar

A reportgaem do Portal Santarém foi recebida pelo vereador Carlos Alberto (DEM), para uma entrevista, onde o mesmo avaliou os seis meses na presidência do Legislativo, situação de Juruti atuamente e eleições 2020. A entrevista foi a seguinte:

Portal Santarém: Você está no terceiro mandato, para este biênio 19/20 foi eleito presidente da Câmara, o que o senhor pontua como positivo na sua gestão à frente do parlamento?

Carlos Alberto: A atuação do parlamento é bastante abrangente pela prerrogativa que tem. Neste início de gestão como positivo foi garantir aos parlamentares dentro das nossas limitações condições para realização de suas atuações, este mês compramos um automóvel que vai ser usado para executarem seus trabalhos, criamos um departamento para cuidar de documentos e da historicidade do parlamento, criamos o departamento de comunicação com autonomia para atuar, e demos estrutura para trabalharem. Quando entrei na Câmara, por anos, percebi a falta de divulgação dos trabalhos parlamentares, com isso, impressão que passa para a sociedade é que o parlamentar não trabalha. Já mudamos bastante isso, transmitindo a sessão, em mídias sociais e este mês licitamos o Jornal impresso da Câmara, melhoramos toda a estrutura física do prédio, bem como a parte de informatização dos setores – um parlamento estruturado produz mais para a sociedade.

Portal Santarém: Como o senhor avalia a situação de Juruti atualmente?

Carlos Alberto: Nenhum município no oeste do Pará está vivendo bons momentos na área econômica, os fatores são os mais variados. Nossa região tem suas peculiaridades, Juruti não está entre os piores, aqui não vemos atraso de pagamento de funcionários públicos, isso parece que se tornou uma grande virtude da prefeitura não atrasar pagamento. Os serviços básicos também estão sendo feitos, um bom quantitativo da iluminação pública já foi recolocado, era crítico quando o prefeito assumiu; na saúde, os serviços do convênio do estado com hospital Nove de Abril, ajuda nos atendimentos de saúde, uma conquista de muita luta da gestão do governo local. Postos de saúde que estavam fechados foram reabertos com muita dificuldade; as estruturas básicas para a funcionalidade da educação são dadas, o índice de evasão esse ano talvez seja o menor durante anos – Juruti está andando de acordo com a realidade sócio econômica que tem.

Portal Santarém: O fato de Juruti ser um município minerador é positivo?

Carlos Alberto: Se criou um mito em Juruti com relação à arrecadação de impostos da extração de bauxita, 15 anos atrás tínhamos uma população que não chegava a 30 mil habitantes, hoje depois do advento da instalação da empresa, essa população praticamente dobrou. Compare o que Juruti arrecada das transferências constitucionais e o imposto gerado por imposto da mineração, então, temos uma população que demanda mais serviços e uma arrecadação ínfima dessa arrecadação. Não posso dizer que é só virtuoso ser minerador, mas não se nega a geração de mais empregos, a agenda positiva, que melhorou algumas estruturas locais. Então, tem os benefícios e os problemas não é só virtudes que temos quando olhamos este contexto.

Portal Santarém: Como senhor olha o futuro de Juruti?

Carlos Alberto: Juruti precisa continuar avançando, quem governar tem que continuar usando os recursos com eficiência. Não há lugar para desperdício. Hoje os gestores municipais se tornaram muito reféns de emendas, obras e serviços vindos dos outros entes federados, porque os municípios estão sucateados para se auto sustentar, maior que isso é a população ter consciência de quem vai eleger, tem que ter cuidado com aqueles que têm projeto de poder, de vingança e não uma plataforma de desenvolvimento de qualidade de vida para as pessoas. Juruti nasceu para ser grande e só pode cumprir esse destino se os governos tratarem isso com seriedade.

Portal Santarém: Senhor também é presidente de um partido que está muito fortalecido em Juruti. Oque a direção está trabalhando para 2020?

Carlos Alberto: Politicamente, nós conseguimos em comum acordo com nossas lideranças, construir um diálogo com o PT. Isso não vou dizer que é fácil, somos de agremiações ideológicas antagônicas, mas o povo neste momento está acima de tudo. Certamente estaremos no mesmo palanque PT e DEM ano que vem, estamos conversando isso por Belém para não ficar só entre nós aqui. Creio que podemos sim construir juntos um grande projeto de desenvolvimento para Juruti. Uma coisa é certa, essa união formará uma coligação muito forte e todos sabem disso.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil