Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 03:12
07/01/2020 as 08:29 | Por Da Redação |
Campanha da Semsa 'Janeiro Branco' orienta sobre a saúde mental
Programação alusiva à campanha será realizada no dia 17 de janeiro, no Parque da Cidade
Fotografo: Reprodução
Secretária Dayane Lima diz que tema busca sensibilizar as pessoas

Programação alusiva à campanha será realizada no dia 17 de janeiro, no Parque da Cidade

Secretária Dayane Lima diz que tema busca sensibilizar as pessoas

Como o tema: Precisamos falar sobre Saúde Mental, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza na sexta-feira (17) programação alusiva à campanha Janeiro Branco, no Parque da Cidade, a partir das 16 horas. A ação é realizada em parceria com o Conselho Regional de Psicologia e tem como objetivo mobilizar a sociedade santarena para os cuidados com a saúde mental.

De acordo com o a secretária de Saúde, Dayane Lima, o tema da campanha busca sensibilizar as pessoas no que diz respeito à quebra de tabus e paradigmas. "Estamos enfatizando a temática para a quebra de tabus, pois, ainda encontramos pessoas que têm certo preconceito em relação àquelas que apresentam alguma dificuldade mental. Elas, na verdade, precisam entender que quem tem essa dificuldade necessita de ajuda e de cuidados especiais, não só para o desenvolvimento social, mas, acima de tudo, para o desenvolvimento humano, que por algum problema acabou gerando em sua vida. Essas pessoas - que tem problema mental - precisam de acompanhamento adequado", enfatizou.

Dayane ressaltou que a programação terá ação voltada à população em geral no dia 17, para escuta psicológica e também para a formação dos profissionais da saúde; atualização sobre o tema, aos profissionais que estão à frente de atendimentos às pessoas que requerem cuidados, no dia 24.

Durante todo o mês de janeiro, a Prefeitura intensificará as ações da campanha na Unidades Básicas de Saúde e nos Centros de Referências com atividades educativas e preventivas relacionados ao tema.

O Janeiro Branco - o janeiro branco foi inspirado no Outubro Rosa, a campanha começou em 2014, em Minas Gerais. Hoje, conta com colaboradores em diversas cidades do Brasil, onde é possível participar de palestras e mesas de debate sobre o assunto.

E por que Janeiro? O mês de janeiro foi escolhido por ser o primeiro mês do ano, onde as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade. Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que o cercam, tais como, que a psicoterapia é coisa para "loucos", fazendo com que as pessoas se distanciem e se intimidem em procurar ajuda psicológica, afastando-as da possibilidade de ter uma saúde mental equilibrada. Com informações da Agência Santarém.

Fonte: Portal Santarém

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil