Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 15:55
23/04/2021 as 07:57 | Por Redação |
Campanha busca sensibilizar população sobre risco de incidentes com eixo do motor
Intitulada “Sensibiliza Oriximiná”, Cras Ribeirinho e Marinha realizam ações contra escalpelamento em pequenas embarcações de Oriximiná
Fotografo: Reprodução
Ação acontece na manhã desta sexta-feira, 23, a partir das 8h, será realizada na orla de Oriximiná

Na manhã desta sexta-feira, 23 de abril, a partir das 8h, será realizada na orla de Oriximiná uma ação em prevenção ao risco de escalpelamento, acidente que acontece principalmente em mulheres quando os cabelos se prendem ao eixo do motor arrancando violentamente o cabelo e couro cabeludo. A ação foi iniciada em março com uma palestra sobre os riscos do escalpelamento, realizada pelos militares da Capitania Fluvial de Santarém. Além da palestra foram realizadas ações de panfletagem, colocação de cartazes e distribuição de folders chamando a atenção da população para a importância da prevenção. 

De acordo com a coordenadora do Cras Ribeirinho, Jôsy Pontes, a ação tem por objetivo chamar a atenção das famílias ribeirinhas e da população em geral. “É Importante dizer que a Marinha não vai estar multando ninguém, e nem realizando fiscalização quanto a documentação, na verdade eles são nossos parceiros contra o escalpelamento e estarão fazendo a doação e colocação da proteção do eixo do motor nas embarcações ancoradas na orla de Oriximiná”, enfatizou a coordenadora. 

Em 2020, somente em Oriximiná foram registrados cinco acidentes por escalpelamento, a grosso modo o número pode parecer insignificante, mas na realidade ele traz consigo traumas que vão além do físico, pensando nisso o Cras realizará uma ação para arrecadar cabelos que serão doados para mulheres. “Nós estaremos fazendo uma campanha para arrecadamento de cabelos, onde a pessoa que queira doar seu cabelo terá um espaço para realizar o corte gratuitamente e nós vamos destinar esses cabelos para uma instituição pra fazer peruca pra doar para as pessoas que sofreram escapelamento e até as que vivenciam o tratamento de câncer”, finalizou a coordenadora. 

Fonte: Portal Santarém e Martha Costa 

  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil