Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 03:04
23/10/2021 as 08:53 | Por Redação |
Campanha busca a sensibilização quanto ao autoexame das mamas em Óbidos
Desde o dia 04 desde mês a Campanha Outubro Rosa é realizada no município
Fotografo: Reprodução
Campanha tem como tema “Juntos somos mais fortes, cuidar é necessário”

Desde o dia 04 de outubro as Unidades Básica de Saúde de Óbidos estão realizando campanhas de sensibilização quanto a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em homens e mulheres, intitulada “Juntos somos mais fortes, cuidar é necessário”. A Campanha tem movimentado às UBS e traz em sua programação palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, atividades lúdicas educação em saúde quanto à pratica do autoexame, atendimentos médicos e testes rápidos HIV e para as hepatites B e C. 

 

Atenta a todos os detalhes a professora Suelen Guimarães, falou que a programação é muito importante no sentido de ensinar as mulheres a se autoavaliarem visando a prevenção. “Eu parabenizei toda equipe porque essas informações transmitidas a nós pacientes são muito importantes, principalmente pra gente conhecer os sintomas do câncer de mama, do colo do útero, muitos dos pacientes que não tiveram a oportunidade de ter esse conhecimento do autoexame da mama durante o banho, em frente ao banheiro agora acabam por conhecer”, ressaltou. 

 

A enfermeira Poliana Savino, responsável pela atenção básica na UBS Zuraia Conti Galate falou que o objetivo é falar da prevenção, abordando a temática do câncer de mama e do colo do útero. “O autoexame ele é um apoio e não substitui os outros exames como a ultrassonografia mamaria, mamografia que identificam o nódulo precocemente, por isso a importância do autoconhecimento, da prática de uma vida saudável e também alertar para o risco do sedentarismo, uso de álcool e cigarro, uso de anticoncepcional sem orientação médica”, frisou.  

 

A caminhada do outubro rosa será realizada no dia 27 de outubro, com saída de frente da academia da saúde, no bairro de Santa Terezinha. 

 

Com informações e foto da Ascom/PMO 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil