Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 03:58
19/08/2019 as 15:35 | Por Portal Santarém |
Câmara Federal homenageia Sairé e lança Festival de Cinema de Alter do Chão
Festival do Sairé será de 19 a 23 de agosto e Festival de Cinema será de 21 a 27 de outubro
Fotografo: Reprodução
Botos Tucuxi e Cor de Rosa se apresentaram na Câmara

A cultura amazônica entrou  em pauta na Câmara Federal, em Brasília, na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto. As atividades, segundo a Secretaria Municipal de Cultura de Santarém (SEMC), foram distribuídas da seguinte forma: às 11h, no Plenário, ocorreram homenagens às importantes manifestações culturais do oeste do Pará, dentre elas: o Sairé de Alter do Chão e o Festival das Tribos Indígenas de Juruti (Festribal).

Às 14h, no Plenário 10, foi realizada uma audiência pública e lançamento oficial do Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão.

O titular da SEMC, Luís Alberto Figueira (Pixica) está em Brasília participando do evento.

SAIRÉ 2019

A Secretaria de Cultura adiantou que o Festival do Sairé acontece no período de 19  a 23 de setembro, na Vila Balneária de Alter do Chão, o "Caribe da Amazônia".

Para o dia 14 de setembro está confirmado o ritual da Busca dos Mastros.

FESTIVAL DE CINEMA DE ALTER DO CHÃO

De acordo com a Secretaria de Cultura, o Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão, o primeiro deste segmento e dimensão da arte a ser realizado na Vila, acontece no período de 21 a 27 de outubro.

A Secretaria de Cultura destaca que as inscrições já foram concluídas com 1.979 mil filmes, sendo que  as produções vieram de vários lugares da Amazônia, além de outras cidades brasileiras e exterior.

O Festival acontece sob coordenação da Krioca - Consultoria & Comunicação,  com apoio da Prefeitura de Santarém.

O encontro atende requerimento dos deputados Airton Faleiro (PT- PA) e Benedita da Silva (PT- RJ).

O Festival de Cinema tem como objetivo ser um espaço de encontro entre culturas em torno da produção audiovisual e outras manifestações artísticas.

Confirmaram presença a representante de organizações sociais de Alter do Chão, Leilane Domitillia Sousa de Vasconcelos; e a coordenadora da Feira Literária do Xingú, Maria Ivonete Coutinho da Silva.

Fonte: Portal Santarém

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil