Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024 - 21:34
19/05/2021 as 09:15 | Por Redação |
Câmara de Santarém homenageia assistentes sociais em sessão solene
Foram homenageados 19 profissionais, duas pessoas que são parceiras em ações de assistência social e 09 instituições, entre secretarias de governo e instituições de ensino
Fotografo: Reprodução
Sessão especial foi realizada na terça-feira, dia 18 de maio

O dia 15 de maio é o “Dia do Assistente Social”, por marcar a regulamentação do Serviço Social, uma profissão inscrita na história do Brasil há mais de 80 anos. Por isso, na terça-feira (18), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial para homenagear profissionais e instituições do setor. Foram homenageados 19 profissionais, duas pessoas que são parceiras em ações de assistência social e 09 instituições, entre secretarias de governo e instituições de ensino. 

A sessão especial foi proposta pelo vereador Gerlande Castro (PSB), que seguiu uma tradição do seu partido que, em outros anos, prestou homenagem aos profissionais. Destacou que o assistente social é um profissional importante para a sociedade. “A homenagem fortalece a categoria que nos serve e assiste em vários setores da sociedade e em momentos de alegria e tristeza”, enfatizou. 

O Serviço Social foi impulsionado pelo movimento de redemocratização do país. Prova disso é Eliene Silva Amaral, que desde 1981 desenvolve atendimento mesmo sem ter formação acadêmica na área, nesta sessão recebeu a homenagem como Amiga da Assistência Social. Para ela a assistência social “é um dom de Deus. A inspiração é ajudar o outro, é experimentar a realização pela felicidade de outra pessoa”, disse Eliene que ainda espera concluir o curso. 

Houve a reescrita do Código de Ética profissional, adotando valores que foram se aperfeiçoando e se tornaram princípios que almejam alcançar um projeto de sociedade sem exploração e dominação de classe. Neste contexto foi fundamental a atuação das instituições de ensino e dos conselhos. 

Diany Castro, assistente social e professora, recebeu a homenagem pelo Conselho Regional de Serviço Social. “É a valorização de uma profissão que luta para diminuir conflitos sociais, promover a igualdade, acolhendo e promovendo direito para pessoas menos favorecidas”, comemorou Diany. 

Entre as instituições, a Universidade Paulista (UNIP) foi uma das homenageadas por atuar na formação de profissionais da área. Para Raphael Sidney, que representou a instituição, é motivo de orgulho formar profissionais. “Ver nossos acadêmicos atuando, sendo a ponte entre as pessoas e os direitos, ainda mais em um ano de pandemia”, ponderou. 

A assistência social vem se transformando ao longo dos anos. Hoje os profissionais atendem pessoas em situações de vulnerabilidade e que tiveram direitos violados. Entre eles o público feminino. Por isso, uma das homenageadas foi Poliana Resende Braga, coordenadora do Centro Maria do Pará, que atua na proteção de mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica. Ela também atuou em Centros de Referência em Assistência Social de Santarém. “É muito gratificante. O serviço social sempre foi uma paixão. Eu me sinto privilegiada de estar há oito anos exercendo a função e hoje receber essa homenagem”, declarou. 

O serviço social rompeu com o conservadorismo. Hoje estes profissionais estão presentes em secretarias de governo, escolas, empresas, hospitais, em um ano de pandemia o assistente social foi fundamental. Não podemos dissociar a assistência social, por exemplo, da educação. A secretária Municipal de Educação, Maria José Maia, recebeu a honraria por possibilitar esta parceria. “Quando você trabalha e potencializa a educação, a condição de vida das pessoas melhora de forma significativa”, destacou. 

  

Presidente da Câmara, Ronan Liberal Junior, entregando comenda à titular da SemtrasCelsa Brito 

Para Celsa Brito, secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, em Santarém, num ano de pandemia, a atuação do poder público “é desafiadora, mas gratificante. O nosso trabalho nunca parou, mesmo de forma remota. Fomos em busca dos usuários e das necessidades deles. Agora já conseguimos fazer pequenas reuniões para manter a garantia de direitos e assistência a quem precisa”. 

A sessão especial seguiu todos os protocolos sanitários exigidos pela pandemia, com uso de máscaras e distanciamento social. Participaram ainda da mesa de trabalhos da sessão solene a coordenadora da Assistência Social do Centro Regional de Governo Soliene da Silva Sousa e a representante da Secretaria Municipal de Saúde Maria do Desterro. 

Fonte: Portal Santarém e Ascom/CMS 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil