Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 19:14
06/08/2021 as 12:36 | Por Redação |
Câmara de Itaituba homenageia pilotos de garimpos
Sessão foi presidida pelo vereador Peninha, autor da criação da Comenda
Fotografo: Reprodução
Pilotos e familiares de pilotos falecidos receberam a comenda “Comandante Leo Resende”

Na manhã desta sexta-feira, dia 06 de agosto, a Câmara Municipal de Itaituba, no Pará, comemorou o Dia do Aviador de Garimpo. Na ocasião, foram entregues comendas a vários pilotos, que representaram a categoria, assim como também “in memorian”.  

Abrir foto

A comenda, criada pelo vereador Peninha, denominada de “COMENDA COMANDANTE LEO RESENDE” será entregue aos demais profissionais da aviação pela parte da noite, durante o encontro que os pilotos realizarão na Residência do Piloto José Peralta. Há quatro anos, a categoria realiza este encontro em Itaituba, reunindo dezenas de aviadores que trabalharam e que continuam trabalhando na região. 

Abrir foto

O vereador Peninha, autor da criação da Comenda LEO RESENDE, presidiu a sessão solene, que contou com a presença dos vereadores Wescley Aguiar, Manoel Dentista, Odineia Peres, João de Barros e Rony Freire. 

Receberam a Comenda LEO RESENDE, na sessão, os pilotos José Carlos Peralta, José Toledo Filho, Antônio Lopes de Souza, Vilmar Antônio Campos, Antônio Conceição Viana Lopes, Wilson Pereira Aleixo, Luiz Caubi Dariva de Andrade, Mauro Ferreira de Oliveira, Jose Roda Camargo, Cláudio Atílio Mortari, Arthur do Couto, Klinger Borges, Wilson Borges, Adalton Martins de Arruda Lima, Ivo André Lima de Souza, Walterley Azevedo Tertulino, Raimundo Ferreira da Silva, Ricardo Antônio Nascimento Tertulino. 

Abrir foto

Foi entregue pelo vereador Peninha para Raiane Nunes, viúva do piloto Leo Resende, o Diploma In Memorian, assim como também para os familiares dos pilotos Eduardo Azevedo Filho, Armando Palla e Albenor Moura.  

No final da sessão o vereador Peninha fez um discurso lembrando a importância da aviação na região. “Vocês são heróis. Marcaram a história de Itaituba e região, com coragem e bravura, pois não era e não é fácil ser piloto na região, onde as pistas no passado foram abertas no braço”, disse o Vereador. Mostrando o painel pintado na parede do plenário da Câmara, Peninha perguntou: ”Alguém na plenária viu um avião desenhado no painel?”. “Pois é, na cabeça do garimpeiro está o avião, para mostrar a importância que os senhores tiveram e tem até hoje na região”, disse o edil. 

Abrir foto

Peninha disse que outrora Itaituba tinha o aeroporto onde foi registrado o maior número de voos da Americana Latina, inclusive lembrou de uma foto que andou pelo mundo, onde um teco-teco (avião mono motor) pousou em cima de outro. “Itaituba também era o local onde mais aviões tinha”, destacou o parlamentar. 

“A história de Itaituba não pode ser contada, escrita, sem que haja capítulo da nossa aviação. Por isso, este Poder Legislativo, reconhecendo esta profissão, faz hoje a singela homenagem a vocês”, frisou Peninha. 

Fonte: Portal Santarém  

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil