Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 08:43
02/12/2021 as 10:11 | Por Redação |
Câmara aprova PL do vereador Carlos Martins que declara de Utilidade Pública o CITA
O CITA é uma organização indígena, sem fins lucrativos e com caráter exclusivamente beneficente, assistencial, educacional e cultural
Fotografo: Reprodução
Carlos Martins disse que o Conselho tem mais de 20 anos de existência no nosso munícipio e ainda não tinha esse título

A Câmara de Vereadores de Santarém aprovou na quarta-feira (01), Projeto de Lei de autoria do vereador Carlos Martins que declara de Utilidade Pública Municipal o Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns, fundado em 23 de maio de 2000. 

 

“Considero muito importante conseguirmos discutir e aprovar um projeto de utilidade pública para o CITA. O Conselho tem mais de 20 anos de existência no nosso munícipio e ainda não tinha esse título, portanto, reconhecermos o trabalho feito pelo CITA todos esses anos é um grande avanço, porque é um trabalho de inclusão, reconhecimento e valorização das etnias indígenas que temos aqui no município, e que durante muitos anos não eram reconhecidas, era como se não tivéssemos mais nenhuma etnia aqui. Durante todos esses anos isso foi se modificando e hoje temos a possibilidade de trazer esse projeto e ele ser aprovado no poder legislativo”, explicou Carlos Martins.  

 

O Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns -CITA, é uma organização indígena, sem fins lucrativos e com caráter exclusivamente beneficente, assistencial, educacional e cultural. O Conselho tem por objetivo a promoção e defesa do bem-estar social, político, econômico, cultural, ambiental, e dos direitos humanos dos povos indígenas da Região do Baixo Tapajós. É uma entidade representativa das etnias Borari, Munduruku, Tupinambá, Tapuia, Arapium, Cumaruara, Tapajó, Maytapu, Arara Vermelha, Apiaka, Cara Preta, Tupayu Jarak dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro.  

 

A entidade, desde a sua fundação, Iuta em defesa do território e da cultura dos povos indígenas. 

 

“A importância de tornar o CITA utilidade pública é que agora a organização vai poder captar mais recursos de convênios junto ao poder público e entidades privadas, facilitando a vinda de mais projetos para suas comunidades, além de capacitação, qualificação, melhoria da renda e qualidade de vida da população”, finalizou Carlos Martins. 

 

Com informações e foto da Ascom/Vereador Carlos Martins (PT) 

Fonte: Portal Santarém  

 

 

 

 

 

 

 
 
 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil