Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 00:41
20/01/2021 as 14:32 | Por Redação |
Biblioteca Pública Paulo Rodrigues dos Santos completa 54 anos levando conhecimento à Santarém
Passeio virtual foi feito como alternativa para público conhecer o espaço
Fotografo: Reprodução
Em 1975, foi transferida para o prédio da Casa da Cultura, no bairro Santa Clara

A Biblioteca Pública Municipal Paulo Rodrigues dos Santos comemora hoje (20), 54 anos levando conhecimento ao povo santareno. Em virtude do Decreto Municipal nº 189/2021 publicado na noite de segunda-feira (18), e com o objetivo de resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do novo coronavírus, a Biblioteca permanecerá fechada durante o período que perdurar o bandeiramento vermelho. Mas, o público poderá conhecer o espaço de uma maneira alternativa através do vídeo ‘Passeio virtual’ publicado nas redes sociais da Prefeitura.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Luis Alberto Figueira, a dinâmica seria apresentar aos usuários um mural com conteúdos históricos, trechos de obras de autores, fotos de servidores e demais materiais da biblioteca, porém, dadas as novas atualizações por conta da covid-19, faz-se necessário a apresentação de forma virtual.
"Nessa data, infelizmente, não podemos comemorar como idealizamos com os nossos usuários presentes mesmo em número reduzido, mas estamos dando continuidade as ações internas de higienização, reorganização do acervo e alinhando outras atividades virtuais que possam ser acompanhadas até o retorno das atividades presenciais", destacou a auxiliar administrativo Mira Rêgo.
As gravações do vídeo foram feitas antes do bandeiramento vermelho.
Conheça um pouco da história da Biblioteca
A Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos foi implantada em 20 de janeiro de 1967. Na época funcionava nas dependências do Theatro Victória na área central da cidade. Em 1975, foi transferida para o prédio da Casa da Cultura, no bairro Santa Clara.  Em 22 de junho de 2006 a Prefeitura Municipal de Santarém em parceria com a Fundação Cargill de Santarém, após seis meses de reforma do prédio, reinaugurou a Biblioteca.
No acervo há aproximadamente 13.641 exemplares
No acervo há aproximadamente 13.641 exemplares, distribuídos em livros históricos, didáticos, científicos, enciclopédias, mapas, literatura infantil, literatura brasileira e estrangeira, periódicos, obras paraenses, coleção Amazônia, coleção Santarena, internet gratuita, ambiente anexo para atividades lúdico educativas, audiovisuais e um telecentro.
O acervo
O acervo da Biblioteca Municipal contém 13.641 livros. Desses, 159 são livros antigos, 10 livros raros, 815 classificados na Coleção Amazônia e 332 classificados na Coleção Santarena.
Os dez livros raros da Biblioteca Pública Municipal são:
 
·        EVTROP II. História e romance. 1836.
 
·        COLLECÇÃO das Leis do Império do Brazil. 1842.
 
·        Borges, José Pereira. Dicionário Jurídico Comercial. 1943.
 
·        COLLEÇÃO das Leis do Império do Brazil. 1845.
 
·        Ferrão, F. A. F. da Silva. Theoria do Direito Penal aplicada ao código penal português comparado com o código do Brasil. Vol. II e IV. 1856.
 
·        CONSOLIDAÇÃO das Leis Civis. 1858.
 
·        CASTELO BRANCO, Camilo. Amor de perdição. 1861.
 
·        CUNHA, Joaquim Bernardes da. Primeiras linhas sobre o processo criminal de primeira instancia. 1863.
 
·        SILVA, Augusto Freire da. O acautelador dos bens de defuntos e ausentes. 1868.
 
·        ANNAES do senado do Império do Brazil. Primeira sessão em 1869 da Décima Quarta Legislatura de 27 de abril a 30 de maio. Vol. I.  1869.
Fonte: Portal Santarén e Alciane Ayres
 
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil