Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 02:04
14/03/2021 as 13:55 | Por Redação |
Aveiro e Itaituba decretam Luto Oficial em memória de Adalberto “Cabano” Viana
Cabano fez história e deixou um legado de determinação e pulso forte
Fotografo: Reprodução
Adalberto Viana da Silva “Cabano” foi prefeito de Aveiro no período entre 2001 e 2004

A nota de pesar e a decretação de luto oficial por três dias são em reconhecimento a um personagem que fez jus à sua história e fez valer os princípios sociais, políticos, morais e familiares por toda sua trajetória. Adalberto Viana da Silva, popularmente conhecido por “Cabano”, veio de família tradicional; filho de Maria Viana e Altamiro Raimundo da Silva, Cabano sempre teve forte afinidade com a política e a área do Direito, por onde encaminhou suas metas, formando-se e tornando-se em advogado, assumindo e cumprindo a arte do Direito com maestria. 

Cabano ao ladddeputadEraldPimenta, sempre se manteve afinado com lideranças políticas da região

Foi conselheiro, amigo, irmão, parceiro e apaziguador por diversas ocasiões, em que precisou aplicar os seus conhecimentos em razão do bem social. Também tornou-se um dos mais conceituados e respeitados causídicos e juristas da região, resultado de intensos estudos sobre o comportamento humano em diferentes aspectos. 
Sua trajetória política foi por Itaituba e Aveiro, sendo vereador por Itaituba entre 1997 e 2000, e prefeito em Aveiro no período entre 2001 e 2004. 

Cabano fez história e deixou um legado de determinação e pulso forte. Sua atitude se baseava no bem-estar e na Justiça Social, sonhos distantes de muitos brasileiros. Mas recuar para ele não era uma opção. E Cabano seguiu em frente. 

Destacada atuação ao lado do prefeito Vilson Gonçalves, de Aveiro


Por pura ironia do destino, foi acometido de um mal que para muitos foi inesperado desde os últimos meses de 2019; procurou se refugiar. Foi para o interior, precisamente nas comunidades de Cury e Cauassú-E-Pá, em Aveiro, por onde estavam os seus mais próximos. Em uma última viagem a Santarém, veio o contágio. Cabano foi internado; foi transferido para Itaituba, onde passou pouco mais de duas semanas sob cuidados médicos. Nos momentos finais, precisou de respiração artificial. Um procedimento invasivo e agressivo foi necessário, mas Cabano não resistiu. No início da noite de sexta-feira, o advogado, exército de resistência, sucumbiu à agressividade do vírus e não resistiu. 

Pela afinidade e respeito ao amigo, os prefeitos, de Itaituba Valmir Climaco e de Aveiro Vilson Gonçalves, assim como a Subseção da OAB, emitiram notas de pesar e decretaram luto oficial, como uma homenagem à memória de quem fez por merecer todos os elogios possíveis. 

Fonte: Portal Santarém e Portal Mauro Torres 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil