Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 01:16
30/09/2021 as 10:02 | Por Redação |
Aula Magna na Ufopa aborda a importância da vida saudável para o cérebro
Com o tema "Neurociência e Saúde Mental: A Importância da Vida Saudável para o Cérebro, aula será ministrada pelo Prof. Dr. Walace Gomes Leal
Fotografo: Reprodução
O evento, que marca a abertura do ano letivo de 2021, será realizado em modo virtual, com programação aberta a toda a comunidade acadêmica

Ufopa realiza no dia 5 de outubro, a partir das 16h, a Aula Magna, que abrirá oficialmente as atividades acadêmicas de 2021. Com o tema Neurociência e Saúde Mental: A Importância da Vida Saudável para o Cérebro, será ministrada pelo Prof. Dr. Walace Gomes Leal, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa. 

 

A programação terá início com as boas-vindas do reitor da Universidade, Prof. Dr. Hugo Diniz, e da vice-reitora, Profa. Dra. Aldenise Xavier. Haverá ainda uma breve fala dos pró-reitores de Ensino de Graduação (Proen), Profa. Dra. Solange Ximenes, de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), Profa. Dra. Lenise Flores da Silva, da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce), Prof. Dr. Marcos Prado, e de Gestão Estudantil (Proges), Profa. Dra. Lidiane Leão. 

 

O evento será transmitido pelo YouTube em canal que pode ser acessado AQUI. 

 

Currículo do palestrante — O Prof. Walace Gomes Leal é biomédico, graduado pela Universidade Federal do Pará (1996), com mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração em Neurociências, pela UFPA (1999) e doutorado-sanduíche na área de Neuropatologia Experimental pelo Laboratório da CNS Inflammation Group, da Universidade de Southampton, Inglaterra, e Centro de Ciências Biológicas da UFPA (2002). 

 

Realizou pós-doutorado em neurogênese e terapia celular no Wallenberg Neuroscience Center, Section of Restorative Neurology, da Universidade de Lund (Suécia), com o tema "Papel da ativação microglial na neurogênese no cérebro de roedores adultos submetidos a acidente vascular encefálico experimental". Realizou pós-doutorado com o tema "Transplante de células-tronco neurais para lesão da medula espinhal" (2015) na Universidade da California em San Diego (Estados Unidos). 

 

Atualmente é professor de graduação (Associado IV) do Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Ufopa e de pós-graduação (Neurociências e Biologia Celular, Oncologia e Ciências Médicas) do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Também é orientador de doutorado no Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte pela Ufopa; coordena o Laboratório de Neuroprotecão e Neurorregeneracão Experimental, onde investiga mecanismos inflamatórios, neurodegenerativos, neurogênicos, além dos efeitos de transplante de células-tronco adultas em modelos experimentais de desordens neurais, incluindo o acidente vascular encefálico, lesão aguda da medula espinhal e epilepsia. 

 

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ; consultor do CNPQ, Ministério da Saúde, Conselho Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), Fundação de Amparo e Desenvolvimento à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), Food and Health Bureau under the Hong Kong SAR Government, e Hungarian Scientific Research Fund (OTKA). É revisor de periódicos científicos internacionais e nacionais. 

 

Programação nos campi — Os campi da Ufopa, em outros seis municípios do Oeste do Pará, também terão programação para marcar o início do ano letivo de 2021. 

 

Monte Alegre — No dia 5 de outubro, em Monte Alegre, haverá entrega de kits de boas-vindas aos calouros. Este primeiro momento está previsto para 8h30 a 11h30. Às 14h30 serão apresentados o Plano Pedagógico de Curso (PPC), o Regime de Graduação e o Sigaa, além do Sistema de Biblioteca da Ufopa. Às 16h, os calouros serão orientados a entrarem no link da Aula Magna, que será transmitida do Campus Santarém. 

 

Alenquer — Das 9:00 às 11h30, do dia 5 de outubro, haverá entrega dos kits de boas-vindas aos calouros, seguida de visita às instalações do campus. No dia 6, os calouros serão recepcionados pela diretora do campus, Profa. Dra. Jorgiene Oliveira. Para as 18h está marcada a Aula Inaugural, ainda aguardando confirmação de convidado, e a partir das 19h será realizada a apresentação do campus, do Plano Pedagógico de Curso, e repassadas orientações sobre ensino remoto. Serão abordados o Regimento de Graduação e o uso do sistema Sigaa pelos técnicos em educação Rui Mayer e Francisco Hélio, além da apresentação do sistema de biblioteca pela servidora Raimunda Nara. Em seguida ocorrerá o encerramento com apresentação cultural. 

 

Itaituba — No Campus Itaituba, no dia 5 de outubro, a partir das 9h, haverá recepção presencial dos calouros pelo diretor, Prof. Dr. Luamim Sales Tapajós, e demais professores. 

 

Oriximiná e Óbidos  Os campi Óbidos e Oriximiná também organizam a programação para recepcionar os calouros. Nos dois municípios as atividades relacionadas à recepção estão sendo programadas para março de 2022, com o início das aulas previsto para o 2º semestre deste mesmo ano. 

 

Juruti – Em fase de fechamento da programação. 

  

Com informações da Ascom/Ufopa 

Fonte: Portal Santarém 

  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil