Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 02:57
11/02/2021 as 12:09 | Por Redação |
As mulheres à frente da Inovação
ONU celebra o Dia das Mulheres e das Meninas na Ciência, em 11 de fevereiro
Fotografo: Reprodução
Bióloga Carolina Domênico destaca a pesquisa e desenvolvimento da cadeia de Patauá

Em 11 de fevereiro, a ONU celebra o Dia das Mulheres e das Meninas na Ciência. De acordo com dados da organização, atualmente, menos de 30% dos pesquisadores em todo o mundo são mulheres. Em algumas empresas brasileiras este cenário é bem diferente. As mulheres ocupam cargos importantes. É o caso da multinacional brasileira de higiene e cosmética Natura, em que 70% do corpo de cientistas do Centro de Inovação da empresa, inaugurado em novembro, são mulheres. Elas são mestres, doutoras e PhD das mais diversas áreas do conhecimento e lideram projetos científicos disruptivos que estão transformando o futuro da cosmética no Brasil e no mundo, sem testes em animais, inspirada pelos ativos da biodiversidade brasileira e orientada a gerar benefícios para o meio ambiente e a sociedade.
Entre os projetos liderados pelas cientistas do Centro de Inovação, em Cajamar (SP), se encontram o desenvolvimento de métodos inéditos alternativos a testes em animais que empregam, por exemplo, miniórgãos humanos em laboratório, como pele e fígados artificiais (modelos biológicos mais próximos e fidedignos à realidade da fisiologia humana do que os antigos métodos de testes em animais); a criação da primeira ferramenta de cheiro digital do mercado, o Perfum.Ar; a produção de novos ingredientes sustentáveis e de alta performance para produtos a partir da biotecnologia industrial e o estudo de matérias-primas inéditas da biodiversidade brasileira.
No Ecoparque, em Benevides, a empresa possui duas cientistas que estão à frente de projetos inovadores:Yorgana Yajure Prado (Pesquisadora de Inovação): nascida na capital musical da Venezuela, Barquisimeto, Yorgana é engenheira florestal e mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável. Pesquisadora de Inovação de Produtos na Natura, em Benevides, Yorgana se dedicada ao desenvolvimento de bioativos com as tecnologias mais avançadas, como ferramentas de genômica, que ajudam a conhecer as moléculas presentes nos nossos bioativos, entender suas propriedades e seus benefícios, juntamente com práticas de cultivo sustentáveis e processos de extração verdes (os projetos nos quais a Yorgana trabalha são confidenciais).
Carolina Domênico (Gerente científica): nascida em Poços de Caldas (MG), esta bióloga, mestre em Agricultura Tropical, prospecta na biodiversidade brasileira espécies vegetais com potencial para o surgimento de novos bioativos cosméticos e desenvolve suas cadeias produtivas de forma sustentável para abastecer os produtos da Natura. Atualmente, trabalha a Plataforma Amazônia 4.0 - que tem como objetivo desenvolver soluções tecnológicas que suportem a transformação digital da pesquisa científica de Bioagricultura. Entre os projetos mais marcantes nos quais trabalhou, ela destaca a pesquisa e desenvolvimento da cadeia de Patauá, um poderoso ingrediente amazônico presente na linha Ekos para cabelos.
“Inovar para o impacto positivo é fazer de um jeito diferente: é considerar todos os elos e garantir que todos os envolvidos serão transformados para melhor. Na Natura, sou responsável por prospectar na biodiversidade brasileira espécies vegetais com potencial para se tornarem novos bioativos cosméticos e desenvolver suas cadeias produtivas de forma sustentável para abastecer nossos produtos”, destaca Carolina.
Portal Santarém e Rosana Pinto




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil